BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Internacional

Pedidos de cidadania portuguesa feitos por brasileiros sobem 141%

As solicitações de cidadania portuguesa feitas por brasileiros aumentaram mais de 140% nos últimos dez anos. Entre 2010 e 2020, o número de pedidos saltou de 24 mil para 58 mil, segundo o Ministério da Justiça português.

Desde 2017, quando a comunidade brasileira em Portugal voltou a crescer, os pedidos aumentaram numa quantidade de três mil a oito mil por ano.

Em 2020, ano que as fronteiras foram fechadas devido à pandemia, o governo português receber 14 mil pedidos a mais que em 2019.

Click to continue reading

Segundo informações do jornal O Globo, é possível que o aumento de pedidos seja mais significativo. Os dados de 2021 ainda estão em aberto, mas cerca de 56 mil solicitações foram aprovadas até abril: a maior parte feita por brasileiros.

Um processo de atribuição de cidadania por naturalização, que pode ser solicitado após cinco anos de residência legal em Portugal, leva em média um ano e meio. Mas há queixas de que a espera tem sido maior.

O Ministério da Justiça recebe os pedidos e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) emite o parecer positivo. Em 2020, o SEF recebeu 64,3 mil pedidos de pareceres no geral. Deu positivo a 63,4, sendo 20,8 mil para brasileiros. (Com informações do jornal O Globo)