BACK
Ciência & Tecnologia

Pesquisadores acham que finalmente resolveram mistério de como a Terra foi formada

A teoria explicaria a composição química peculiar da Terra;

A resolução pode inclusive ajudar a contar a história de outros planetas;

Os pesquisadores acreditam que a Terra foi formada lentamente através de seu campo gravitacional.

Click to continue reading

Além de responder ao mistério de como nosso planeta chegou até aqui, a teoria explicaria a composição química peculiar da Terra. E poderia ajudar a contar a história de outros planetas como o nosso também.

“A teoria predominante em astrofísica e cosmoquímica é que a Terra se formou a partir de asteroides condritos . Estes são blocos simples e relativamente pequenos de rocha e metal que se formaram no início do sistema solar”, explica Paolo Sossi, professor de planetologia experimental da ETH Zurich.

“O problema com essa teoria é que nenhuma mistura desses condritos pode explicar a composição exata da Terra, que é muito mais pobre em elementos leves e voláteis, como hidrogênio e hélio, do que esperávamos,” agurmentou o professor.

Pesquisadores apresentaram inúmeras ideias ao longo dos anos para explicar isso, sugerindo que as colisões das matérias-primas que formaram a Terra geraram uma enorme quantidade de calor e vaporizaram os elementos mais leves.

No entanto, a composição isotópica da Terra parece sugerir de forma diferente: “Todos os isótopos de um elemento químico têm o mesmo número de prótons, embora diferentes números de nêutrons. Isótopos com menos nêutrons são mais leves e, portanto, devem escapar mais facilmente”, disse o professor Sossi.

“Se a teoria da vaporização por aquecimento estivesse correta, encontraríamos menos desses isótopos de luz na Terra hoje do que nos condritos originais. Mas é precisamente isso que as medições de isótopos não mostram.”

Os pesquisadores começaram a procurar uma resposta melhor. Acredita-se que os planetas do Sistema Solar se formaram ao longo do tempo, com grãos menores crescendo nos planetesimais - pequenos corpos de gás e poeira acumulados - acumulando material por meio de sua atração gravitacional.

Ao contrário dos condritos, os planetesimais foram aquecidos o suficiente para criar uma separação entre seu núcleo metálico e o manto rochoso; além disso, planetesimais formados em diferentes áreas ao redor do Sol, ou em momentos diferentes, podem ter composições químicas notavelmente diferentes.

A equipe fez simulações de milhares de planetesimais colidindo para ver se eles poderiam produzir corpos semelhantes a Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. As simulações mostram que não apenas uma mistura de muitos planetesimais diferentes poderia ter formado a Terra, mas que um planeta com a composição da Terra é o resultado estatisticamente mais provável.

“Mesmo que tenhamos suspeitado, ainda achamos esse resultado muito notável”, diz o professor Sossi.

“Agora não temos apenas um mecanismo que explica melhor a formação da Terra, mas também temos uma referência para explicar a formação dos outros planetas rochosos”, diz o pesquisador.

“O mecanismo poderia ser usado, por exemplo, para prever como a composição de Mercúrio difere da de outros planetas rochosos. Ou como exoplanetas rochosos de outras estrelas podem ser compostos.”