BACK
Ciência & Tecnologia

Robô simula braço humano e auxilia em cirurgia de coluna inédita no RS

A Medicina brasileira tem surpreendido cada vez mais. Dessa vez, um robô que simula um braço humano auxiliou numa cirurgia neurológica no Rio Grande do Sul.

O robô auxiliou na fixação de parafusos para estabilizar a coluna de um paciente. O homem de 65 anos apresentava dor na coluna lombar com irradiação para membros inferiores – ou seja, quando atinge outras partes do corpo, como as pernas.

Esta foi a primeira neurocirurgia robótica executada em toda a América Latina. A equipe do hospital ficou muito feliz com os resultados e está esperançosa de que o robô possa fazer parte de muitas outras interferências médicas da categoria.

Click to continue reading

O procedimento

O uso de robôs em cirurgias não é uma novidade. Normalmente o médico fica em uma cabine manipulando o equipamento durante o procedimento. Mas no caso deste robô, pela primeira vez, o equipamento esteve presente com os médicos, funcionando como um braço adicional durante o procedimento.

Normalmente, esse tipo de cirurgia consiste em realizar uma descompressão dos nervos. Além disso, é feita uma estabilização da coluna por meio de parafusos que são colocados nas vértebras para evitar o escorregamento delas.

Ao aplicar os parafusos mais precisamente com o auxílio do robô, foi reduzido o risco de complicações e necessidade de novas cirurgias, nos casos em que o implante não é aplicado no local exato ou quando ele fica frouxo.

Tecnologia associada

Para o robô funcionar, é necessária a utilização de uma segunda tecnologia: a neuronavegação. Esse instrumento lê imagens da anatomia do paciente e indica o local exato em que o parafuso deve ser inserido.

“A navegação me ajuda a planejar o processo cirúrgico para depois implementar”, afirmou Vinícius Dessoy Maciel, presidente para a América Latina da Brainlab, fabricante do robô.

De acordo com Pereira Filho, cirurgião que realizou o procedimento, só a implementação do sistema de navegação pode melhorar os resultados dos pacientes, mas não tanto quando ocorre a utilização em conjunto com o robô.

“Se não há o braço robótico, é possível usar apenas o sistema de neuronavegação, mas a firmeza e a colocação do parafuso não são tão precisas”, diz o médico.

Ele diz que, no método tradicional, onde não se utiliza o sistema de navegação nem o robô, cerca de 20% dos parafusos são implantados com um posicionamento não ideal. Com a navegação, esse percentual cai para 4%.

Já quando se utiliza a navegação em conjunto com o braço robótico, menos de 1% dos parafusos apresenta o posicionamento com algum grau de baixa precisão.

Após a primeira cirurgia, o Hospital Moinhos de Vendo, em Porto Alegre, fez mais dois procedimentos com o braço robótico, que foram considerados bem-sucedidos.

Preço é alto

Embora tenham vantagens, os equipamentos para realização das neurocirurgias robóticas são bem caros.

O valor médio do braço robótico da Brainlab é de U$$ 450 mil, ou cerca de R$ 2,3 milhões na conversão atual. O navegador que precisa ser utilizado com o robô também custa cerca de R$ 2 milhões.

“É um investimento pesado se formos pensar no SUS ou em hospitais de menor porte”, afirma Pereira Filho.

Para Vinícius Maciel, a análise dos custos demanda entender o que as tecnologias representam para o sistema de saúde a longo prazo. “Muitas vezes, não se investiga o impacto de cirurgias.”

Ele exemplifica um caso em que a aplicação do parafuso de forma não precisa exige uma nova cirurgia – algo que representa mais custos e perda na qualidade de vida do paciente.

Com o braço robótico, esses casos de operações para revisar o implante anterior caem e provocam em uma possível economia de valores.