BACK
Economia

Banco Central deve manter juros em 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reúne-se nesta quarta-feira, 26, para definir a taxa básica de juros (Selic). Espera-se que a Selic permaneça em 13,75% ao ano. A decisão vai ser anunciada depois das 18 horas.

Entre março de 2021 e setembro deste ano, o Copom subiu a Selic. Foram 12 elevações seguidas da taxa de juros, que avançou 11,75 pontos porcentuais, configurando o mais longo ciclo de alta, desde 1999, ou seja, em 23 anos.

Segundo o BC, o objetivo do Copom foi conter as pressões inflacionárias decorrentes dos isolamentos sociais, que fizeram com que o Estado interviesse mais na economia. Também impactou a inflação a invasão russa à Ucrânia, sobretudo nos preços de combustíveis e alimentos.

Click to continue reading

Inflação em desaceleração; juros estáveis

A possível interrupção da alta dos juros ocorre em um cenário de desaceleração da inflação. Influenciada pelos preços dos combustíveis, por causa do corte de impostos sobre itens essenciais e à redução do preço internacional do petróleo, houve deflação no país pelo terceiro mês seguido em setembro.

Para definir o nível dos juros, o Banco Central se baseia no sistema de metas de inflação. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o Banco Central pode reduzir o juro básico da economia.