BACK
Economia

China derruba embargo e libera carne brasileira

A China derrubou nesta 4ª feira (15.dez.2021) o embargo a importação da carne bovina brasileira. A Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) já recebeu a confirmação do retorno de negócios entre os países na área por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A associação afirmou que haveria condições de embarque quase imediato de produtos, já que a queda da proibição vale a partir desta 4ª feira (15.dez). No entanto, estipulou que o CSI (Certificado Sanitário Internacional) precisa datar a partir de 15 de dezembro.

Na prática, todos os produtos referentes a contratos fechados antes dessa data, que ainda não haviam embarcado e que foram estocados, sem serem direcionados ao mercado interno, não serão aceitos na China. A exportação de carne à China está suspensa desde setembro. O país é o principal comprador da carne bovina brasileira.

O país asiático tinha sinalizado a volta das exportações em novembro. Na época, a GACC (Administração Geral de Aduanas da China) liberou os produtos que já tinham recebido uma certificação sanitário antes do embargo. O motivo para o embargo foi a identificação de casos atípicos de EBB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) —conhecida como o “mal da vaca louca”.

Click to continue reading

Uma avaliação da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), realizada em setembro, concluiu que os casos de “mal da vaca louca” no Brasil não representam riscos para a saúde animal e humana. Foram identificados 2 casos da doença na carne de 2 frigoríficos, 1 em Belo Horizonte (MG) e outro em Nova Canaã do Norte (MT). De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o caso de EEB atípico ocorre de maneira espontânea e esporádica e não está relacionado à ingestão de alimentos contaminados.

Em novembro, as exportações de carne bovina caíram 47%, na comparação com o mesmo período de 2020. A queda foi uma consequência direta do embargo chinês ao produto. Em novembro, as exportações totais de carne bovina — produto in natura e processado — somaram 105.200 toneladas, totalizando US$ 501 milhões. No mesmo período do ano passado, o Brasil exportou 197.852 toneladas. A queda na receita foi de 41%.

Já no acumulado do ano, as exportações de carne bovina registraram aumento de 10% na receita, que até novembro movimentou US$8,5 bilhões. A alta está relacionada à elevação dos preços do produto no mercado internacional.