BACK
Social & Lifestyle

De Gari para Harvard, uma linda história

Após anos de vigília às 4h da manhã para transportar lixo, estudante é aceito em Harvard — e sua reação é pura alegria

Quando você pensa na Faculdade de Direito de Harvard, algumas coisas provavelmente vêm à mente : riqueza, prestígio, bibliotecas distintas, talvez coletes de suéter. Você provavelmente não conjura uma foto de um trabalhador do saneamento levantando-se às 4 da manhã para limpar lixeiras antes da escola.

Neste caso, você precisa conhecer Rehan Staton.

Click to continue reading

Embora entrar na Faculdade de Direito de Harvard não seja fácil para qualquer um, Rehan, cuja família de pais solteiros era pobre, ele dá a maior parte dos créditos para as pessoas ao seu redor.

O estudante universitário de 24 anos disse: "Depois de passar por tudo o que fizemos em família, senti que entramos em Harvard, eu simplesmente não consigo nem explicar”. A comunidade a minha volta fez toda a diferença, diz ele.

Rehan admite que estava "com fome de mais" depois de viver anos de lutas familiares e pobreza. Enquanto crescia em Bowie, Maryland, sua mãe abandonou a família e se mudou para fora do país quando ele tinha 8 anos. No entanto, foi também quando ele começou a aprender o valor do trabalho duro. Seu pai teve que trabalhar em vários empregos para sustentar Rehan e seu irmão mais velho, Reggie.

Esses tempos testaram a família como um todo. À medida que as notas de Rehan escorregavam, ele canalizou sua energia para os esportes. Ele se destacou no boxe e nas artes marciais e venceu competições nacionais e internacionais que ele esperava que se tornassem sua saída da pobreza — mas uma lesão inviabilizaria completamente esses planos.

Depois de anos lutando, as notas do ensino médio de Rehan eram tão pobres que ele foi rejeitado de todas as faculdades que ele se inscreveu. Então, em vez de ir para a faculdade aos 18 anos, ele aceitou um emprego na Bates Trucking and Trash. A maioria de seus colegas havia sido anteriormente encarcerada. Para muitos indivíduos, aceitar o trabalho seria um ponto baixo. Mas para Rehan, foi quando sua vida começou a mudar.

"Foi a primeira vez na minha vida que um grupo de indivíduos que não eram meu pai ou meu irmão simplesmente vieram perto de mim e... realmente apenas me capacitou, me levantou, me disse que eu era inteligente.

Ele acreditou no hype, quando seus colegas o instigaram a voltar para a escola, e um dos donos da empresa, Brent Bates, o ajudou a se matricular na Bowie State University. Rehan obteve uma média de 4,0 pontos e foi capaz de se transferir para a Universidade de Maryland.

Mas as lutas de Rehan ainda não tinham acabado. Durante seu primeiro ano em Maryland, seu pai sofreu um derrame, e Rehan teve que voltar ao trabalho em Bates, a fim de salvar a casa de sua família. Muitas pessoas teriam desistido, mas ele dobrou sua agenda. Em vez de largar a escola, ele acordava todos os dias às 4 da manhã para trabalhar seu turno de saneamento antes da aula.

Graduou-se em 2018 com louvor, e foi escolhido para fazer o discurso de início estudantil. Quando fez o teste de LSAT, ele teve uma pontuação excepcionalmente boa — no percentual de 80% — e começou a se candidatar às faculdades de direito.

Rehan colocou seu objetivo na inatingível Harvard.

Felizmente, porque aquela escola tem um custo alto, o jovem encontrou outro apoiador. Carmie McCook, uma coach de comunicação que o chama de protegido, iniciou uma página do GoFundMe para ajudá-lo com o custo. A meta inicial era de US$ 75.000, mas subiu para mais de US$ 185 mil em doações. Carmie escreveu na página. "Senti uma empatia e admiração incrivelmente fortes dele. Um vínculo foi formado e eu disse a ele que sempre estaria lá para ele se ele precisasse de mim para alguma coisa. Ele agora me chama de 'Mãe'."

Quando chegou a hora de finalmente ouvir a notícia se Harvard o tinha aceitado ou não, Rehan gravou o momento em vídeo. Com seu irmão sentado ao seu lado, ele abriu o aviso em seu computador — e sua reação foi pura alegria.

"Sim, Rehan é inteligente, mas o que torna sua conquista ainda mais admirável é sua corajosa jornada até este momento", disse seu mentor.

Enquanto a maioria das pessoas que vão para a escola de direito de Harvard tem altas notas, o apoio financeiro e talvez os coletes de suéter, Rehan só teve sua própria história dolorosa para se sustentar — a mesma história que faz dele uma inspiração.