BACK
Enem 2022: mais de 3,3 milhões participam da primeira prova neste domingo (13)
noticias.r7.com

Enem 2022: mais de 3,3 milhões participam da primeira prova neste domingo (13)

Participantes terão 5h30 para fazer provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias

Conhecimento

A primeira edição 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada neste domingo (13), para mais de 3,3 milhões de estudantes, o segundo menor número de inscritos desde 2009. Os participantes devem responder a 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além de produzir uma redação.

Os portões serão abertos ao meio-dia e o fechamento às 13h. Já o início da prova está marcado para às 13h30 e o término às 19h. Os estudantes têm 5h30 minutos para concluir o primeiro dia do Enem. A orientação é que os participantes cheguem com pelo menos uma hora de antecedência para evitar sustos.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) segue o horário de Brasília. Estudantes da região norte e de Fernando de Noronha devem ficar atentos ao fuso para não perder a prova.

Click to continue reading

Todos os participantes devem levar um documento original com foto. São aceitos o RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte e carteira de trabalho. Nesta edição, também vale documentos digitais como a CNH e o e-título, desde que estejam no aplicativo oficial. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que todos levem o Cartão de Confirmação do exame.

Só são aceitas canetas esferográficas de material transparente e com tinta preta. Nenhum material de papelaria como lápis e régua podem ser levados para a prova. Vale ter a mão mais de uma caneta para não ter problema no preenchimento do gabarito no Cartão de Respostas.

Relógios não são permitidos e os celulares devem ser desligados e colocados em um envelope lacrado. Nenhum sinal sonoro pode ser emitido durante a prova, qualquer alarme ou som leva à desclassificação do candidato. Qualquer tipo de dispositivo eletrônico é vetado no exame.

Bonés, gorros e chapéus ou qualquer adereço que cubra o cabelo e as orelhas não são permitidos. O mesmo vale para os óculos escuros.

Prova

Neste primeiro dia de prova, os estudantes devem responder a 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. A prova de linguagens conta com 5 questões referentes à língua estrangeira inglês e espanhol. O candidato deve responder apenas as questões do idioma escolhido no ato da inscrição.

Os participantes devem produzir uma dissertação com no mínimo sete e no máximo 30 linhas a partir do tema proposto. Não precisa fazer título. A prova vale mil pontos e pode ser um diferencial para conquistar uma vaga em uma boa universidade.

Enem 2022

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.