BACK
Ciência & Tecnologia

Falha global deixa inúmeras páginas da internet sem serviço em todo o mundo

Apagão afetou por uma hora vários sites de notícias, entre eles o EL PAÍS e ‘The New York Times’, além de Amazon e Reddit. Páginas voltam ao normal após problema na rede de distribuição de conteúdo Fastly.

Uma falha global afetou algumas das páginas da Internet mais importantes do mundo no início da manhã desta terça-feira. A pane, que durou cerca de uma hora, afetou sites como Amazon, EL PAÍS, The New York Times, Twitch, Financial Times e Reddit, que permaneceram sem serviço ou com acesso limitado, que foi o caso deste jornal. Ao tentar acessá-los, os servidores retornavam uma mensagem de erro 503. O problema começou a ser detectado por volta de 7h, no horário de Brasília. A empresa Fastly ―uma rede de distribuição de conteúdo (CDN, na siga em inglês)―responsável pelo apagão de informações na web, garante que identificou o problema e o corrigiu. O acesso aos sites afetados começava a se recuperar por volta das 8h.

Ainda não há uma explicação clara para a causa do problema. A Fastly é responsável por distribuir, por exemplo, as imagens pelo site da Amazon. Pouco antes das 7h, a empresa anunciou que estava investigando um “impacto potencial em seus serviços de distribuição de conteúdo”. Na única atualização, minutos depois, eles acrescentaram que ainda estavam investigando a pane, que afetou também vários sites de notícias pelo mundo, como The Guardian e CNN, além dos já citados.

Click to continue reading

Rapidamente, em seguida, a empeesa atualizou as informações do incidente várias vezes, dizendo apenas que ainda o estava investigando. Porém, às 7h44, hora de Brasília, a empresa garantiu que o problema tinha sido identificado e que já estava sendo resolvido.