BACK
Negócios

Fertilizantes: índice mostra melhora no poder de compra

Realizado pela Mosaic, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) apresentou redução em maio. Desse modo, o indicador mostra queda no valor do insumo.

A pontuação caiu de 1,87, em abril, para 1,75, em maio. O IPCF leva em consideração variáveis como câmbio e fertilizantes, quanto menor a pontuação, mais acessível o insumo.

“Os resultados são favoráveis para a compra dos insumos pelos produtores rurais, apesar de ainda existirem incertezas de abastecimento devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, sanções aplicadas a Belarus e restrições de fornecimento de fertilizante chinês”, informa a Mosaic, por meio de nota. “Além da redução no preço médio dos fertilizantes, outro item considerado é o câmbio, que subiu 4,12%, segundo o Banco Central. Durante o período, a moeda brasileira apresentou uma desvalorização.”

Click to continue reading

Embora haja melhora no poder de compra dos produtores, a empresa alerta para incertezas no setor. “O ambiente geopolítico segue incerto, causando preocupação em toda a cadeia, não só nos preços dos fertilizantes, mas também nas matérias-primas que compõem os mesmos”, escreveu.

Figurando no mercado como uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, a Mosaic divulga mensalmente o IPCA. O indicador compara preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Assim, entram nos cálculos as principais lavouras agricultura brasileira. Ou seja: soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.