BACK
Guerra na Ucrânia aumenta risco de armas químicas, segundo órgão internacional
noticias.r7.com

Guerra na Ucrânia aumenta risco de armas químicas, segundo órgão internacional

Nos últimos meses, autoridades ucranianas e russas trocaram acusações de um possível uso de armamentos nucleares

Internacional

A guerra na Ucrânia aumentou o risco do uso de armas de destruição em massa, incluindo armas químicas, alertou nesta segunda-feira (28) o chefe da organização internacional encarregada do controle desse tipo de armamento.

"A situação na Ucrânia aumentou mais uma vez a ameaça real de armas de destruição em massa, inclusive químicas", disse o presidente da Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas), Fernando Arias.

Segundo esse diplomata espanhol, a Opaq monitora de perto a situação na Ucrânia.

Click to continue reading

A invasão russa "acentuou as tensões existentes a tal ponto que já não é evidente a unidade da comunidade internacional nos desafios globais relacionados com a segurança e a paz internacionais", acrescentou Arias durante a reunião anual da organização, sediada em Haia (Holanda).

Órgãos internacionais de desarmamento "tornaram-se lugares de confronto e desacordo", lamentou o presidente da Opaq.

Arias lembrou que a Rússia e a Ucrânia estão entre os 193 países que "solene e voluntariamente se comprometeram a não desenvolver, produzir, adquirir, armazenar ou usar armas químicas".

Apesar disso, nos últimos meses as autoridades ucranianas e russas trocaram acusações de um possível uso de armas nucleares, químicas e biológicas.