BACK
Ciência & Tecnologia

Morre aos 93 anos o veterano cosmonauta Vladimir Shatalov

O cosmonauta Vladimir Aleksandrovich Shatalov, um dos mais renomados exploradores espaciais da Rússia, faleceu aos 93 anos nesta terça-feira (15). A informação foi comunicada pela agência espacial do país, a Roscosmos.

Shatalov ganhou renome ao participar de três missões tripuladas bem sucedidas durante o período da Guerra Fria.

Uma delas, em especial, foi um pioneirismo: a primeira vez que dois veículos espaciais realizaram uma acoplagem manual e permitiram que pessoas saíssem de uma nave para outra, em um experimento para a criação de uma estação espacial.

Click to continue reading

Carreira de sucesso

Nascido em 1927 em uma província da então União Soviética que hoje é território do Cazaquistão, Shatalov participou da Segunda Guerra Mundial construindo fortificações, logo depois sendo integrado ao exército da região. Ele se graduou na Escola de Aviação Militar de Kachinsk e na Academia da Força Aérea, servindo como instrutor de voo, piloto e comandante de esquadrão nas duas décadas seguintes.

Em 14 de janeiro de 1969, ele partiu sozinho ao espaço em sua primeira e mais importante missão espacial: a Soyuz 4. A acoplagem manual foi realizada com a Soyuz 5, com dois cosmonautas passando para a nave de Shatalov via caminhada espacial após o procedimento.

Os Estados Unidos só conseguiriam o mesmo feito dois meses depois — um longo período em termos de corrida espacial.

O cosmonauta comandou ainda a missão Soyuz 8, em outubro de 1969, que marcou a primeira vez em que três equipes e naves diferentes da família Soyuz estavam no espaço. Já a Soyuz 10, de abril de 1971, apresentou problemas técnicos na acoplagem, mas foi a primeira missão oficial a uma estação espacial, a Salyut 1.

Encerrada a carreira no espaço, ele assumiu o comando do Centro de Treinamento Cosmonauta Gagarin por quatro anos, se aposentando oficialmente da vida militar em 1992.

Shatalov recebeu diversas condecorações, incluindo a Ordem de Lênin, a Ordem da Revolução de Outubro e a Ordem de 3º Grau por Serviços à Terra-mãe nas Forças Armadas Soviéticas.