BACK
Cultura & Entretenimento

Museu do Ipiranga segue com ingressos esgotados uma semana após reabertura

O Museu do Ipiranga reabriu há uma semana ao público após nove anos fechado para reformas. Com ingressos gratuitos até novembro, porém, o espaço segue com entradas esgotadas para quem tem interesse em visitá-lo. As reservas são feitas no site da Sympla.

A falta de entradas foi uma realidade já na semana passada e segue ocorrendo. A alta procura fez a administração do espaço optar por abrir lotes semanais. Os disponibilizados para esta semana, na última segunda-feira (12), acabaram em cerca de dez minutos. Pelo menos até domingo (18) não há nenhum ingresso disponível nos seis horários diários de visitação. Um novo lote para a próxima semana será aberto nesta sexta-feira (16), às 10h.

O museu credita a alta procura ao sucesso do Museu do Ipiranga enquanto ponto turístico e ao interesse por visitar o espaço após uma ampla reforma que durou nove anos.

Click to continue reading

O museu foi totalmente restaurado e dobrou de tamanho. A reinauguração aconteceu durante a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil. O custo da reforma foi estimado em R$ 235 milhões. Algumas obras, por sua dimensão, não saíram do prédio histórico e foram restauradas in loco. É o caso do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, da maquete São Paulo em 1841, do holandês Henrique Bakkenist, e das estátuas de mármore e bronze.

No novo Museu do Ipiranga, o público se depara com 12 exposições, 11 de longa duração e uma mostra temporária. A expectativa da administração é receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.

Reservas

Há um limite de quatro convites por CPF, e crianças de até 6 anos não precisam de reserva. Os agendamentos serão gratuitos até 6 de novembro. O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo, das 11h às 17h. Não há necessidade de agendamento para a visitação do Jardim Francês, que permite acesso gratuito, entre 11h e 18h, todos os dias da semana. O museu, que fica na rua dos Patriotas, 20, fecha às segundas-feiras e abre de terça a domingo, das 11h às 17h.