BACK
Ciência & Tecnologia

NASA compartilha som de buraco negro e é assustador

Som foi capturado graças às densas massas de gás ao redor do buraco negro;

NASA teve que sintetizar o som para poder ser escutado na frequência dos ouvidos humanos;

Buraco negro fica localizado no aglomerado de galáxias Perseus.

Click to continue reading

O som viaja pelo espaço? A princípio, a resposta seria não. Mas então como a NASA divulgou neste domingo o que seria o som de um buraco negro, disponível para ouvidos em formato audível para humanos. Os dados vêm do Observatório de Raios-X Chandra da NASA, e a gravação foi lançada em maio para a Semana do Buraco Negro da NASA.

Acontece que, segundo a agência espacial: "O equívoco de que não há som no espaço se origina porque a maior parte do espaço é um vácuo, não fornecendo nenhuma maneira para as ondas sonoras viajarem", disse em sua conta do Twitter dedicada a exoplanetas.

"Um aglomerado de galáxias tem tanto gás que captamos o som real. Aqui ele é amplificado e misturado com outros dados, para ouvir um buraco negro. As ondas de pressão enviadas pelo buraco negro causavam ondulações no gás quente do aglomerado que poderiam ser traduzidas em uma nota – uma que os humanos não conseguem ouvir cerca de 57 oitavas abaixo do dó central.”

Os buracos negros podem ser "sonificados" de maneiras muito mais agradáveis. A NASA também tem uma sonificação do buraco negro localizado a cerca de 54 milhões de anos-luz de distância no centro da Galáxia Messier 87, ou M87. O resultado, embora muito longe do som real que um buraco negro produz, é algo que você pode desfrutar em sua próxima sessão de ioga. Confira esta abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=sKSVIbUNa3k&feature=emb_imp_woyt