BACK
Ciência & Tecnologia

Nasa fará transmissão ao vivo de voo de helicóptero em Marte

Neste domingo (11), a Nasa realiza a primeira tentativa de manter um voo controlado e motorizado em outro planeta com o Helicóptero Ingenuity Mars. Para comemorar o marco e celebrar um mês de voos da aeronave, a agência espacial vai promover diversos eventos para trazer o público mais perto do passeio.

De acordo com a Nasa, haverá uma transmissão ao vivo da missão em Marte, que deve começar por volta das 4h30 (horário de Brasília) da segunda-feira (12). A missão poderá ser acompanhada pela Nasa Television, pelo aplicativo da agência ou pelo próprio site da Nasa.

A transmissão também será feita nas redes sociais da agência, incluindo os canais do YouTube e do Facebook do Laboratório de Propulsão a Jato.

Click to continue reading

O Ingenuity chegou à cratera Jezero de Marte em 18 de fevereiro, presa à barriga do rover Perseverance. A duração planejada do teste de voo do helicóptero é de até 31 dias, equivalente a 30 dias em Marte.

O rover fornecerá suporte durante as operações de voo, obtendo imagens, coletando dados ambientais e hospedando a estação base que permite ao helicóptero se comunicar com os controladores da missão na Terra.

A data do voo pode mudar conforme os engenheiros trabalham nas implantações, verificações de pré-voo e posicionamento do veículo do Perseverance e Ingenuity. O horário dos eventos será atualizado conforme necessário, e a programação mais recente estará disponível na página Watch Online do helicóptero.

Caso o helicóptero consiga alçar voo no domingo, como é esperado, a transmissão ao vivo mostrará a equipe do Ingenuity analisando os dados do primeiro teste. Uma análise do pós-voo também está marcada para segunda-feira (12), às 12h.

Tanto o público quanto a mídia poderão fazer perguntas nas redes sociais durante as transmissões usando a hashtag #MarsHelicopter.