BACK
Notou a conta de telefone mais barata este mês? Entenda o motivo
www.metropoles.com

Notou a conta de telefone mais barata este mês? Entenda o motivo

Companhias de telecomunicações começaram a aplicar a redução da alíquota do ICMS sobre o serviço. Valor do imposto caiu de 28% para 17%

Economia

Quatro meses após a lei que reduz o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre serviços de telecomunicações ser sancionada pelo governo federal, moradores do Distrito Federal começaram a ver a diferença nas contas de telefone e internet.

Em junho, o Congresso aprovou uma lei que fixa em 17% o teto do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. Após a sanção, estados passaram a reduzir o valor do tributo para se adequar à legislação.

No DF, a alíquota de telecomunicações era de 28%. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que cada unidade da Federação tem autoridade para implementar a mudança.

Click to continue reading

Caio Castela, 28 anos, percebeu a redução na conta de internet este mês. “A conta do mês passado veio até um pouco mais cara por conta de um reajuste que não estávamos esperando. Quando abri a conta, fiquei impressionado e vi que tinha esse aviso da redução de imposto”, contou.

Reclamações

Consumidores que, por algum motivo, não tiveram redução nas contas ou não visualizaram o aviso de que houve a redução nas respectivas faturas, podem entrar em contato com a Anatel.

As reclamações podem ser feitas por meio dos canais de atendimento da agência, que conta com opções de acesso pela internet ou pelo telefone. Basta clicar no link.:

https://www.gov.br/anatel/pt-br/canais_atendimento