BACK
Núcleo da Terra desacelerou sua rotação em relação à superfície, diz estudo | O TEMPO
www.otempo.com.br

Núcleo da Terra desacelerou sua rotação em relação à superfície, diz estudo | O TEMPO

Até hoje, existem poucas indicações sobre a influência deste movimento para a superfície terrestre

Curiosidades

O núcleo da Terra, uma esfera quente do tamanho de Plutão, diminuiu sua rotação e pode estar girando mais lentamente que a superfície — afirma um estudo que acrescenta mais controvérsia a um assunto que divide especialistas.

Este "planeta dentro do planeta", a cerca de 5 mil quilômetros da superfície e feito principalmente de ferro, parou de rodar mais rápido que a superfície e pode até ter desacelerado, sugere este estudo publicado na segunda-feira (23) pela Nature Geoscience.

O mecanismo exato de rotação desta esfera, livre de movimento uma vez que flutua no líquido do núcleo externo, permanece difícil de decifrar. O pouco que se sabe é baseado em análises das ondas sísmicas, provocadas por terremotos, quando passam pelo centro do planeta.

Click to continue reading

Ao analisar os dados das ondas sísmicas nas últimas seis décadas, Xiaodong Song e Yi Yang, da Universidade de Pequim, concluíram que a rotação do núcleo desacelerou, até atingir o mesmo nível da superfície por volta de 2009. Desde então, parece ter diminuído ainda mais.

"Um ciclo completo (com uma rotação mais rápida e depois mais lenta) deste movimento dura em torno de sete décadas", acrescentaram os pesquisadores.

O núcleo acelerou sua rotação em relação ao resto da Terra no início dos anos 1970. O próximo ciclo ocorrerá em meados da década de 2040, de acordo com os pesquisadores.

Até hoje, existem poucas indicações sobre a influência desta rotação na superfície terrestre. No entanto, os dois autores garantem estar convencidos de que existem ligações físicas entre todas as camadas que compõem a Terra.

"Este é um estudo muito prudente de excelentes cientistas que usaram muitos dados", disse à AFP o sismólogo John Vidale, da Universidade da Califórnia do Sul.

Para ele, porém, "nenhum dos modelos existentes realmente explica bem todos os dados disponíveis".

No cinema

A premissa sobre a uma possível paralisação do centro da Terra já foi explorada no cinema. Em "O Núcleo - Missão ao Centro da Terra", pesquisadores tentam resolver a crise reativando a rotação do planeta. O longa conta com Aaron Eckhart como protagonista e garante bons minutos de entretenimento. Mas, vale ressaltar, trata-se de uma obra de ficção científica.

https://www.youtube.com/watch?v=5uFFTmYVsYM&embeds_euri=https%3A%2F%2Fwww.otempo.com.br%2F&feature=emb_imp_woyt