BACK
Política

Paulo Valle será o novo secretário do Tesouro Nacional

O economista Paulo Fontoura Valle será o novo secretário do Tesouro Nacional. Entrará no lugar de Jeferson Bittencourt, que pediu demissão junto a 3 colegas depois de o governo manobrar para alterar a regra do teto de gastos. A informação foi divulgada em nota pelo Ministério da Economia, na noite desta 6ª feira (22.out.2021). Atualmente, Paulo Valle é subsecretário de Previdência Complementar no Ministério do Trabalho e Previdência. Ele foi convidado para ocupar o cargo por Esteves Colnago, novo secretário de Tesouro e Orçamento e ex-secretário de Paulo Guedes.

Paulo Valle é servidor de carreira do Tesouro, com especialização em economia pela The George Washington University. Exerceu o cargo de presidente da Brasilprev de dezembro de 2015 a março de 2018. Foi subsecretário da Dívida Pública do Tesouro Nacional de 2006 a 2015. Também exerceu o cargo de coordenador-geral de Operações da Dívida Pública de 1999 a 2006.

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília, foi professor do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), secretário-executivo e ministro do Planejamento. No Ministério da Economia, secretário especial adjunto de Fazenda. Ocupou a Presidência dos Conselhos de Administração da Casa da Moeda, de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, e de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).