BACK
Protesto contra reforma eleitoral leva milhares às ruas do México
www.noticiasaominuto.com

Protesto contra reforma eleitoral leva milhares às ruas do México

Milhares de pessoas desfilaram hoje pelas ruas da Cidade do México e outras cidades do país em defesa do Instituto Nacional Eleitoral e contra a polémica reforma eleitoral impulsionada pelo presidente mexicano, Andrés López Obrador.

Internacional

A reforma eleitoral defendida por López Obrador está a suscitar polémica porque criaria o Instituto Nacional de Eleições e Consultas (INEC) para substituir o Instituto Nacional Eleitoral (INE), um órgão autónomo que surgiu para tirar o controlo das eleições ao governo.

"No INE não se toca!" foi o principal slogan da chamada "Marcha pela Democracia", que reuniu milhares de pessoas, na maioria vestidas de cor-de-rosa, no centro da capital mexicana.

A reforma também pretende diminuir o número de deputados de 500 para 300 e de senadores de 128 para 96, reduzir o financiamento dos partidos políticos e redefinir o conceito de "propaganda", para que o governo se pronuncie durante as eleições, disposições criticadas porque podem favorecer o atual partido no poder. A proposta deverá ser discutida no Congresso nas próximas semanas.

Click to continue reading

O secretário do governo da Cidade do México, Mantí Batres, afirmou que entre 10.000 e 12.000 pessoas estiveram presentes na marcha.

Entre os presentes esteve o empresário Claudio X. González, um dos promotores desta mobilização e que é considerado por López Obrador como um dos seus principais opositores.

"O atual governo mexicano não quer fazer desaparecer o INE, mas sim cooptá-lo, que o árbitro (eleitoral) e o governo sejam o mesmo e isso não podemos permitir porque nos custou muito trabalho até chegar a um lugar em que os votos contam", disse o empresário à comunicação social no início da marcha.

Em todo o país mais de 50 associações promoveram protestos em mais de 25 cidades, entre as quais Cancún, Morelia, Michoacán, Torreón, Oaxaca, Chihuahua e Monterrey.