BACK
Conhecimento

Reino Unido lança programa para atrair talentos do mundo todo, mas Brasil está fora; entenda

As terras da rainha Elizabeth II estão procurando por novos talentos. O Reino Unido anunciou uma nova opção de visto para recém-graduados nas melhores universidades do mundo. Essa nova modalidade está disponível a partir desta segunda-feira (30).

A ideia é atrair “mentes brilhantes” que ainda estejam no início de suas carreiras. Os profissionais que desejam entrar no país podem solicitar o visto de trabalho “especial”, que tem validade de dois anos para bacharéis, e de três anos, se tiverem doutorado.

Ainda existe a possibilidade de mudança para vistos de trabalho de longo prazo.

Click to continue reading

Quem pode conseguir visto do Reino Unido?

A princípio, todos podem se inscrever para conseguir o novo tipo de visto britânico. O graduado não precisa ter nascido em algum país europeu; ou seja, qualquer nacionalidade é aceita.

Também não é preciso ter uma oferta de emprego no Reino Unido. Mas, há algumas restrições:

Ter se formado em uma das 50 melhores universidades do mundo, segundo os principais rankings;

Formatura a partir de 2017, ou seja, nos últimos cinco anos;

Ser proficiente em inglês ou pelo menos ter o nível intermediário B1.

Quais universidades são elegíveis?

Ex-alunos das melhores 50 faculdades do mundo são elegíveis.

A lista de universidades elegíveis de 2021, que foi publicada pelo governo britânico, apresenta 20 instituições dos EUA, incluindo Harvard, Yale e MIT. Mas, nenhuma faculdade da América Latina, África e sul da Ásia foram consideradas.

Brasil está fora

A única instituição brasileira que aparece em um dos levantamentos considerados pelo governo britânico é a Universidade de São Paulo (USP).

Mas, a universidade não ocupa uma das 50 primeiras posições, por isso não é elegível para o novo visto. No ranking Quacquarelli Symonds (QS) World University Rankings, a USP ocupa a 121º lugar.

Vale ressaltar que é necessário estar nas melhores posições em pelo menos dois levantamentos elegíveis.

Quais são os custos para conseguir visto do Reino Unido?

Apesar do Brasil não ter nenhuma faculdade elegível para o visto especial do Reino Unido, os brasileiros que se formaram em qualquer instituição presente nos rankings podem se inscrever.

Sendo assim, para conseguir o visto, o candidato vai desembolsar cerca de 715 libras (R$ 4.276,48), mais a sobretaxa de saúde de imigração, que dá acesso ao sistema de saúde do Reino Unido, o NHS - semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Além disso, os graduados podem levar suas famílias, desde que contribuam com fundos de manutenção, o que representa cerca de 1.270 libras (R$ 7.596,00)

*Com informações de BBC