BACK
Internacional

Terremoto mata pelo menos 20 no Paquistão; centenas estão feridos

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu o sul do Paquistão nas primeiras horas desta quinta-feira (7), matando pelo menos 20 pessoas, a maioria mulheres e crianças, e ferindo cerca de 300, no momento em que a maioria das vítimas dormia, informaram autoridades.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 20 quilômetros (km), com epicentro a 102 km a leste da cidade de Quetta, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"Eu estava dormindo quando, de repente, minha casa inteira balançou", disse Munir Shah, de 40 anos, morador do distrito de Harnai, na província do Balochistão, à Reuters por telefone.

Click to continue reading

"Levei meus filhos e minha esposa para fora. Foi uma situação aterrorizante, pois as casas em Harnai estavam desabando, minha casa também foi danificada", acrescentou.

"Encontrei várias pessoas sob os escombros, algumas delas podiam estar mortas."

Mais de 100 casas desabaram e muitos prédios ficaram danificados, informou a autoridade distrital Sohail Anwar. Imagens de televisão mostraram prédios com rachaduras, telhados danificados e muros caídos.

Muitas pessoas foram mortas pela queda de telhados e de muros no bairro de Babu Mohallah, no mesmo distrito, disse Nawab Khan, um jornalista local.

"A cidade inteira é uma cena de devastação, pois nenhuma casa parece segura, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e estão ao relento", disse Khan, acrescentando que 70% do suprimento de energia para o distrito foram interrompidos.

O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, determinou uma avaliação imediata dos danos e manifestou condolências às famílias que perderam parentes, acrescentando: "Determinei ajuda imediata, de forma emergencial, para as vítimas do terremoto".