BACK
Política

TSE determina que Gleisi apague publicação contra Bolsonaro

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou nesta 6ª feira (16.set.2022) a remoção de uma publicação no Twitter contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) feita pela deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann.

Na postagem, a candidata a reeleição definiu o chefe do Executivo como “mandante” do assassinato de um apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por um bolsonarista no Mato Grosso, em 9 de setembro.

Segundo a decisão do ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, Hoffmann escreveu: “Conversei com o irmão do Benedito Cardoso dos Santos, barbaramente torturado e assassinado por um bolsonarista em MT. Vamos acompanhar juridicamente o caso para que o assassino seja punido. Mas queremos da justiça eleitoral providências para o mandante do crime: Jair Bolsonaro”. Eis a íntegra do parecer do tribunal (144 KB).

Click to continue reading

O documento destaca que o assassinato se deu por uma briga entre dois colegas de trabalho e não por um suposto pedido do presidente.

O magistrado também afirmou que o texto de Hoffmann “estimula uma rivalidade política extremada que direciona à polarização, à hostilidade e à crise da sociedade”.

A tutela de urgência da decisão se deu, segundo o TSE, por quase 1 milhão de seguidores da deputada e das milhares de curtidas acumuladas pela publicação em questão.

O tuíte já tinha sido removido no momento de publicação desta reportagem. O Poder360 entrou em contato com a assessoria de Gleisi Hoffmann, mas não obteve resposta até a publicação deste texto. O espaço segue em aberto.

Leia aqui:

https://www.poder360.com.br/eleicoes/tse-determina-que-gleisi-apague-publicacao-contra-bolsonaro/