BACK
Internacional

Tsunami atinge ilha de Tonga após erupção de vulcão; Austrália e Nova Zelândia em alerta

Um vulcão submarino entrou em erupção nas ilhas de Tonga e Samoa Americana na manhã deste sábado (15), enviando grandes ondas para a costa e pessoas correndo para lugares mais altos.

O Bureau of Meteorology da Austrália disse que registrou uma onda de tsunami de 1,2 metro (cerca de 4 pés) perto de Nuku’alofa às 17h30, horário local, no sábado.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que ondas de tsunami de 2,7 pés (83 cm) foram observadas por medidores em Nuku’alofa e ondas de 2 pés em Pago Pago, capital da Samoa Americana, informou a Reuters.

Click to continue reading

Jese Tuisinu, repórter de televisão do Fiji One, postou um vídeo no Twitter mostrando grandes ondas chegando à costa, com pessoas tentando escapar da água em seus veículos. “Está literalmente escuro em algumas partes de Tonga e as pessoas estão correndo para a segurança após a erupção”, disse ele em outro tweet.

O vulcão está localizado a cerca de 30 quilômetros (18,6 milhas) a sudeste da ilha Fonuafo’ou de Tonga, de acordo com o RNZ, e cerca de 65 quilômetros (40 milhas) ao norte de Nuku’alofa.

O vulcão está localizado a cerca de 30 quilômetros (18,6 milhas) a sudeste da ilha Fonuafo’ou de Tonga, de acordo com o RNZ, e cerca de 65 quilômetros (40 milhas) ao norte de Nuku’alofa.

Além do alerta de tsunami, os Serviços Meteorológicos de Tonga emitiram alertas para chuvas fortes, inundações repentinas e ventos fortes em terras e águas costeiras.

A ilha vizinha de Fiji também emitiu um aviso público pedindo às pessoas que vivem em áreas costeiras baixas que “se movam para a segurança em antecipação às fortes correntes e ondas perigosas”.

Um alerta de tsunami também está em vigor para a nação insular de Vanuatu, no Pacífico, de acordo com seu Escritório Nacional de Gerenciamento de Desastres, com os moradores aconselhados a se afastar da costa e buscar terrenos mais altos.

Um alerta de tsunami está em vigor para todas as áreas costeiras baixas de Samoa, disse o Serviço Meteorológico de Samoa. “Todas as pessoas que vivem em áreas costeiras baixas são aconselhadas a ficar longe das áreas de praia”, disse a agência, e o público deve evitar visitar as áreas costeiras.

Um alerta de tsunami também foi emitido para áreas costeiras na costa norte e leste da Ilha Norte da Nova Zelândia e nas Ilhas Chatham, onde são esperadas “correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa”, de acordo com a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia. .

O serviço meteorológico oficial da Nova Zelândia disse que suas estações meteorológicas em todo o país observaram “um aumento de pressão” na noite de sábado devido à erupção.