BACK
Internacional

Vulcão Monte Sinabung, na Indonésia, entra em erupção

O vulcão Monte Sinabung, na Indonésia, enviou uma nuvem de cinzas quentes de até 5 km na terça-feira, em sua primeira grande erupção desde agosto do ano passado, informou o centro de vulcanologia do país.

A atividade do Monte Sinabung aumentou desde o ano passado e o alerta para o vulcão na província de Sumatra do Norte foi colocado no segundo nível mais alto.

Não houve vítimas, mas um funcionário havia instado mais cedo as pessoas a ficarem a pelo menos 3 km da cratera, informou o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia.

Click to continue reading

Vídeos nas redes sociais mostraram pouco pânico entre os moradores sobre a erupção, que enviou uma coluna de cinzas brancas para o céu azul.

Wirda Br Sitepu, uma moradora de 20 anos, disse à Reuters que a situação havia se acalmado e disse que "a montanha não está em erupção, e as cinzas diminuíram".

A Indonésia atravessa o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona altamente sismicamente ativa, onde diferentes placas na crosta terrestre se encontram e criam um grande número de terremotos e vulcões.

A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos, mais do que qualquer outro país.

Sinabung estava inativo há séculos antes de entrar em erupção novamente em 2010.