BACK
Buracos gigantescos e misteriosos aparecem, intrigam cientistas e ameaçam população na Turquia
noticias.r7.com

Buracos gigantescos e misteriosos aparecem, intrigam cientistas e ameaçam população na Turquia

Centro especializado indica surgimento acelerado das cavidades naturais, que superaram 2.500 no fim de 2022 no país asiático

Ciência & Tecnologia

A Turquia convive com o surgimento de megaburacos na Terra, formações naturais chamadas na língua turca de 'obruk' e também conhecidas como 'sinkholes'. As formações naturais são erosões que atingem o solo, especialmente numa base rochosa, e é causada pela atuação da água — os buracos costumam ficar inundados de água.

Apesar de misteriosos, os buracos são uma espécie de cano, chaminé ou depressão bem moldada com cantos agudos em formações antigas.

De acordo com o Centro de Pesquisa Aplicada desses megaburacos, da Universidade Técnica de Konya, na Turquia, as formações são uma espécie de relevo cárstico formadas pelos atuais processos de carstificação na Bacia Fechada de Konya e foram assim chamados em referência ao Planalto de Obruk (Sinkhole), onde foi registrado pela primeira vez.

Click to continue reading

Essas formações têm centenas de anos, mas, nas últimas décadas, os pesquisadores notaram o surgimento de novas unidades, o que passou a ser motivo de estudo e também de ameaça às populações que vivem próximas.

Esses megaburacos chegam a ter 300 metros de diâmetro, como mostra essa foto área feita com um drone na região Karapinar, um distrito de Konya, na região da Anatólia, área central da Turquia.

Os pesquisadores, porém, já associam a ação humana ao aumento dos buracos da região. Nos últimos anos, práticas intensivas de agricultura e irrigação contribuíram para reduzir drasticamente os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, causando o colapso das camadas mais profundas da terra.

De acordo com o Centro de Pesquisa e Aplicação de Obruk, o número de megaburacos registrados na região de Konia ultrapassou 2.500 até o final de 2022.