BACK
Saúde

Comer peixe pode aumentar o risco de câncer de pele, diz estudo

Pesquisas mostram que comer peixe duas vezes por semana pode tornar os consumidores mais propensos a desenvolver melanoma, um câncer de pele perigoso.

Embora duas vezes por semana seja a quantidade recomendada de peixe ou marisco para comer, os cientistas que estudaram pessoas que comeram as duas porções recomendadas descobriram que esses consumidores tinham cinco veze mais probabilidade de desenvolver melanoma.

Aqueles que comiam a quantidade recomendada foram comparados com pessoas que consumiam muito menos, revelando que estes últimos tinham um risco menor de câncer.

Click to continue reading

O estudo, conduzido por pesquisadores da Brown University e publicado na revista Cancer Causes & Control nesta quinta-feira (9), acompanhou os 491.367 participantes por 15 anos, relatando mais de 5.000 casos de melanoma maligno. Além disso, mais de 3.000 casos de melanoma in situ foram relatados, o que significa que células cancerígenas foram encontradas na camada superior da epiderme, às vezes chamada de “pré-câncer”.

Os pesquisadores confirmaram uma correlação entre uma maior ingestão semanal de peixes e frutos-do-mar e a presença de células cancerígenas, concluindo que os consumidores eram 22% mais propensos a desenvolver melanoma maligno e 28% mais propensos a ter melanoma in situ.

No entanto, o peixe frito não teve essa mesma associação.

“A ingestão de peixe frito foi inversamente associada ao risco de melanoma maligno”, escreveram os cientistas.

O estudo não especificou se algum dos frutos-do-mar – que inclui “solha, bacalhau, camarão, amêijoa, caranguejo, lagosta e outros” – foi examinado cru.

Mas o Dr. Eunyoung Cho, dermatologista e principal autor do estudo, disse que os resultados da equipe precisam de mais investigação.

“Nós especulamos que nossas descobertas podem ser atribuídas a contaminantes em peixes, como bifenilos policlorados, dioxinas, arsênico e mercúrio”, disse ela. “Pesquisas anteriores descobriram que a maior ingestão de peixe está associada a níveis mais altos desses contaminantes no corpo e identificou associações entre esses contaminantes e um risco maior de câncer de pele”.

No entanto, o estudo não investigou a presença ou concentração de quaisquer contaminantes nos corpos das pessoas. Eles, no entanto, observaram o peso, a dieta, os hábitos de fumar e o consumo de álcool dos participantes, bem como a exposição aos raios UV em sua geografia, mas não consideraram a contagem de toupeiras, exposição ao sol e queimaduras anteriores, cor do cabelo ou se usaram protetor solar .

Cor da pele mais clara e natural, pele facilmente queimada ou sardenta, olhos azuis e verdes, cabelos loiros ou ruivos, um número maior de pintas, histórico familiar de câncer de pele e idade desempenham um papel no risco aumentado de câncer de pele, de acordo com o Center for Controle de Doenças. Embora a genética seja imutável, uma ação que as pessoas podem tomar é usar protetor solar ativamente para reduzir a exposição aos raios UV.

Embora o Dr. Michael Jones, do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres, não esteja envolvido no estudo, ele disse que os resultados não são tão suspeitos – eles são “improváveis ​​devido ao acaso”, apesar de mais pesquisas serem necessárias.

“Uma dieta equilibrada e saudável em geral deve incluir peixes e os resultados deste estudo não alteram essa recomendação”, disse ele, acrescentando que as pessoas que tiveram um risco aumentado de câncer de pele podem ter outros hábitos desconhecidos que contribuíram.

Enquanto isso, outro estudo publicado na quarta-feira (8), que revelou que o consumo de aproximadamente 430 gramas de laticínios estava associado a um risco maior de câncer de próstata em homens em comparação com aqueles que consumiam apenas 20 gramas.

O estudo, conduzido pela Loma Linda University Health, na Califórnia, estudou mais de 28 mil homens nos EUA que, a princípio, não tinham câncer. Oito anos depois, impressionantes 1.254 homens foram diagnosticados com câncer.

Os participantes que consumiram mais laticínios, em média, tiveram um risco 62% maior de desenvolver câncer do que aqueles que raramente o consumiram, disseram os pesquisadores em seu estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition. No entanto, a equipe disse que queijo e leite não estavam ligados ao câncer de próstata.

A Administração de Medicamentos dos EUA aconselha os adultos a consumir três xícaras de laticínios por dia para ingerir o cálcio e a vitamina D de que o corpo precisa, que inclui leite, queijo, iogurte e até alimentos e bebidas fortificados com cálcio.

No estudo, os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre o câncer e quaisquer fontes de cálcio sem laticínios, como cereais fortificados, nozes, sementes e vegetais, o que poderia sugerir que o cálcio não é o culpado.

O líder do estudo, Dr. Gary Fraser, que também é especialista em medicina interna e doenças cardiovasculares da universidade, disse que os laticínios estão “coincidentemente” relacionados ao câncer. Ele levantou a hipótese de que os hormônios sexuais presentes poderiam ser a causa, já que três quartos do leite vem de vacas grávidas, disse ele, e o câncer de próstata é um “câncer responsivo a hormônios”.

A equipe também descobriu que havia mudanças “mínimas” no risco de câncer entre leite desnatado, com baixo teor de gordura ou integral, e descobriram que o aumento do consumo de laticínios não significava um risco igualmente aumentado de câncer.

“Se você acha que está em risco acima da média, considere as alternativas de soja, aveia, caju e outros leites não lácteos”, disse Fraser, alertando os homens com maior risco para “ser cautelosos”.

Leia aqui:

https://gazetabrasil.com.br/saude/2022/06/09/comer-peixe-pode-aumentar-o-risco-de-cancer-de-pele-diz-estudo/