BACK
Política

Lula suspende apresentação de programa final de governo

O QG de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) suspendeu a apresentação da versão final do seu programa de governo para as eleições de 2022. Com isso, a ideia é de que o documento seja exposto somente após o pleito.

Antes, a estratégia era lançar um texto aprofundando diretrizes gerais apresentadas no dia 21 de junho. Depois disso, no decorrer da campanha, seria apresentado um programa a partir de dois eixos: sugestões recebidas pela internet e também em mesas de diálogos setoriais. Ambas as coisas foram feitas.

Apesar disso, houve uma reavaliação interna sobre a necessidade de formalizar um programa final antes da eleição, conforme informações de Caio Junqueira, da CNN Brasil.

Click to continue reading

De acordo com fontes da campanha, são diversos os motivos. O principal deles é de que a ausência de um documento definitivo ajuda o petista a conseguir os apoios que ele tem buscado, especialmente de figuras ligadas ao centro do espectro político. Justamente o perfil que o PT busca para tentar vencer no primeiro turno, estratégia central da campanha nesta reta final.

Uma alta fonte da campanha afirma que o apoio de parte dos ex-candidatos à Presidência da República de eleições passadas é um exemplo disso. A avaliação é de que, se já houvesse um texto fechado, não seria possível criar alianças neste momento.

Além disso, aliados de Lula entendem que não é um programa apresentado de antemão que fará o ex-presidente vencer. Mais do que isso, eles têm medo de dar munição ao principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O QG acredita que essa munição poderia ser explorada tanto de forma negativa, como a exploração de pautas ligadas aos costumes —aborto por exemplo— como de forma positiva, com os aliados do presidente apresentando um contraponto ou um projeto melhor.

Foi o que ocorreu, segundo os petistas, após Lula anunciar um adicional de R$ 150 no Auxílio Brasil para crianças. Dias depois, a campanha do chefe do Executivo disse que o benefício poderia ser elevado para R$ 800.

Ate mesmo ideias para a área econômica da Fundação Perseu Abramo, o centro de estudos do partido, foram suspensas. A instituição já publicou documentos em diversas áreas, como meio ambiente e política social, e deixou o de economia, muito cobrado por agentes do mercado, para o fim.

Em nota, o coordenador do programa de governo de Lula e presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, confirmou que “não há prazo” para a versão final do programa de governo. Ele frisou que “as principais propostas estão sendo lançadas ao longo da campanha”.

Informou:

https://www.conexaopolitica.com.br/politica/lula-suspende-apresentacao-final-proposta-governo/