BACK
Internacional

China faz segunda maior incursão na zona de defesa de Taiwan este ano

A China fez a segunda maior incursão na zona de defesa aérea de Taiwan desde o início do ano, com a entrada de 30 aviões, incluindo 20 aeronaves de combate, informou o governo da ilha.

O ministério taiwanês da Defesa informou na segunda-feira à noite que mobilizou os próprios aviões e sistemas de defesa de mísseis para monitorar a mais recente atividade chinesa.

Pequim começou nos últimos anos a fazer grandes incursões à zona defesa de Taiwan para demonstrar sua irritação com o governo autônomo da ilha e manter sob pressão sua frota antiquada de aviões de combate.

Click to continue reading

Taiwan, com um governo democrático, vive sob a ameaça constante de invasão da China, que considera a ilha parte de seu território e prometeu tomar o controle da mesma, inclusive pela força se necessário.

O governo dos Estados Unidos acusou na semana passada a China de elevar as tensões com a ilha. O secretário de Estado, Antony Blinken, citou as incursões aéreas como um exemplo da “retórica e atividade crescentemente proativas” da China.

As declarações de Blinken aconteceram depois que o presidente americano, Joe Biden, pareceu romper décadas de política ambígua do país, ao afirmar que Washington defenderia Taiwan militarmente em caso de ataque de Pequim.

A Casa Branca posteriormente destacou que mantém a política de fornecer armas a Taiwan, ao mesmo tempo que reconhece a soberania legal da China e expressa uma “ambiguidade estratégica” sobre se as suas tropas atuariam em um conflito.

https://istoe.com.br/china-faz-segunda-maior-incursao-na-zona-de-defesa-de-taiwan-este-ano/