BACK
Cultura & Entretenimento

Começa votação para as eleições gerais de 2022

Começou às 8h deste domingo (2/10), simultaneamente em todo território brasileiro, a nona eleição para presidente desde a redemocratização. Todos os colégios eleitorais funcionarão com base no horário de Brasília. Além da disputa pelo cargo de chefe da República, estão em jogo os comandos dos estados e do Distrito Federal, assim como vagas para senadores, deputados estaduais (distritais, no caso do DF) e federais.

Os 156,4 milhões de eleitores aptos poderão votar entre 8h e 17h. Neste ano, todos os estados seguirão o horário de Brasília, o que vai impactar o planejamento de moradores do Acre e do Amazonas, que estão em fusos horários diferentes.

Além do Brasil, outros países do mundo que abrigam brasileiros também estão com o pleito em curso há algumas horas – em razão do fuso horário. A apuração em países como a Nova Zelândia, por exemplo, já está em ritmo de finalização.

Click to continue reading

Os brasileiros que lá puderam votar a partir das 16h de sábado (1º/10), horário do Brasil, que corresponde às 8h de domingo (2/10), no horário local. Há 3 mil cidadãos aptos a votar no país.

Ao todo, em território internacional, há ao menos 700 mil brasileiros aptos a votar. No exterior, brasileiros alfabetizados, que possuem de 18 a 69 anos são obrigados a votar nas eleições gerais.

Como votar?

Para votar, é necessário que o eleitor apresente um documento oficial com foto, mesmo que vencido. Pode ser Carteira de Identidade, de Motorista, de Reservista, de Trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, como a da OAB, e passaporte.

Pode ser também o aplicativo e-Título, que vem com foto. Mas essa só é uma opção para quem baixou o app até ontem, sábado, pois neste domingo já acabou o prazo. Só o Título de Eleitor não é suficiente, porque o documento não tem foto. Ele serve, porém, para informar ao eleitor os dados de sua seção eleitoral.

Quem não estiver com o documento, porém, pode entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer uma consulta por nome, data de nascimento e nome da mãe para saber sua zona e seção eleitoral.