BACK
Internacional

Contra-ataque ucraniano em Kharkiv chega à fronteira com a Rússia

Uma unidade militar ucraniana lutando ao norte de Kharkiv diz que chegou à fronteira russa, com a mensagem: “Senhor presidente, conseguimos!”.

Vídeo enviado pela unidade e divulgado pelo Ministério de Defesa da Ucrânia mostra um pequeno grupo carregando uma estaca azul e amarela até a linha de fronteira com a Rússia.

Os militares ucranianos disseram nesta segunda-feira (16) que em torno de Kharkiv “o inimigo está concentrando seus principais esforços em manter suas posições e impedir o avanço de nossas tropas” em direção à fronteira.

Click to continue reading

Nos últimos dias, as forças ucranianas avançaram em direção à fronteira em vários lugares ao norte e leste de Kharkiv, a segunda maior cidade do país antes do início da invasão, com a retirada das forças russas.

Autoridades ucranianas disseram na semana passada que estavam libertando vilarejos nos arredores da cidade.

Os avanços ucranianos ameaçam uma humilhação simbólica de expulsão das forças do Kremlin de volta para sua própria fronteira enquanto ampliam a possibilidade estratégica de cortar as linhas de abastecimento da Rússia com suas forças na região de Donbass, mais ao sul.