BACK
Internacional

El Salvador anuncia a construção da 1ª “Bitcoin City”

El Salvador vai construir a 1ª Bitcoin City do mundo, anunciou o presidente Nayib Bukele no sábado (20.nov.2021). O pequeno país da América Central tem apostado alto em alimentar os investimentos no seu território com o uso da criptomoeda. O anúncio foi feito em um grande evento. Segundo Bukele, a “Bitcoin City” ficará na região Leste de La Unión, município a cerca de 180 km da capital São Salvador.

O líder de El Salvador comparou o seu projeto com as cidades fundadas por Alexandre, o Grande. “Se você quer que o bitcoin se espalhe pelo mundo, devemos construir algumas Alexandrias“, disse Bukele. De acordo com ele, a “Bitcoin City” será circular, contará com 1 aeroporto, áreas residenciais e comerciais, e uma praça central projetada para parecer um símbolo bitcoin quando vista de cima. A cidade será movida por energia geotérmica de um vulcão.

O único imposto cobrado na nova cidade será o IVA (imposto sobre valor agregado, que incide sobre o consumo de produtos, serviços, importações e transações comerciais). Metade do valor arrecadado servirá para financiar títulos emitidos para a construção da cidade. A outra metade custearia serviços essenciais, como coleta de lixo. Bukele estima que toda a infraestrutura da cidade custará cerca de 300 mil bitcoins. “Invista aqui e ganhe todo o dinheiro que quiser“, disse o presidente de El Salvador no palco do evento, que foi realizado em um resort.

Click to continue reading

MOEDA LEGAL Em 7 de setembro, El Salvador se tornou o 1º país do mundo a usar bitcoin como moeda oficial. Há 20 anos, o país da América Central tinha o dólar como moeda principal. Pesquisas mostram, no entanto, que boa parte da população local desaprova a medida. O FMI (Fundo Monetário Internacional) alertou para os riscos e para desafios regulatórios que a adoção do bitcoin como moeda oficial pode causar. A Lei Bitcoin, com só 16 artigos, determina, por exemplo, que a taxa de câmbio entre o bitcoin e o dólar americano seja “estabelecida livremente pelo mercado”.