BACK
Local

Exércitos brasileiro e dos EUA realizam exercício militar em SP e Rio na próxima semana

Os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos vão realizar a partir da próxima segunda-feira (6) um exercício militar para treinamento de snipers. Será o primeiro exercício combinado de tropas norte-americanas na América Latina. As atividades estão programadas até o dia 16 e vão ocorrer nas cidades paulistas de Lorena e Cachoeira Paulista, e em Resende (RJ). Entre os objetivos do exercício, está o treinamento das forças de prontidão e o aprimoramento dos sistemas operacional da força terrestre do Exército brasileiro.

O exercício chamado de Core 2021 – Combined Operations and Rotation Exercise, ou Exercício Combinado de Rotação e Operações – será o treinamento de “caçadores”, como são denominados os atiradores de precisão (snipers), e terá a utilização de helicópteros, segundo o Estadão. O Exército informou que a força-tarefa será composta por 750 militares brasileiros e 240 norte-americanos, vindos do 5º Batalhão de Infantaria Blindada (5º BIL), de Lorena, e da 101ª Divisão de Assalto Aéreo do Exército dos EUA.

O programa militar prevê um exercício combinado por ano entre os países até 2028. Durante os preparativos do exercício, os militares brasileiros participaram de uma conferência de planejamento na cidade de San Antonio, no Texas (EUA), em junho.