BACK
Foguetão chinês descontrolado suspende voos em Espanha. Portugal na rota
www.noticiasaominuto.com

Foguetão chinês descontrolado suspende voos em Espanha. Portugal na rota

A Proteção Civil espanhola avisou que o espaço aéreo da Catalunha permaneceria encerrado durante cerca de 40 minutos.

Internacional

A reentrada descontrolada na atmosfera de um foguetão chinês levou, esta sexta-feira, ao encerramento do espaço aéreo de Espanha, segundo avançam os meios de comunicação locais. Entretanto, essa restrição terá sido levantada, de acordo com as recomendações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês).

O foguetão CZ-5B sobrevoou, durante cerca de uma hora, o espaço aéreo espanhol, de acordo com as informações fornecidas pelos controladores aéreos, na rede social Twitter.

A Proteção Civil espanhola, por sua vez, advertiu que os voos na Catalunha estavam "totalmente" restringidos durante 40 minutos, "devido ao risco associado" à passagem do objeto espacial.

Click to continue reading

Também o aeroporto de Barcelona suspendeu todas as partidas e chegadas durante uma hora, o que poderá afetar todos os horários do resto do dia.

A suspensão do tráfego aéreo afetou ainda os aeroportos das Ilhas Balneares, Aragão, e Navarra.

O foguetão foi lançado no dia 31 de outubro, tendo sobrevoado o espaço aéreo de Grécia e de Itália. Prevê-se que passará ainda por Portugal e pelo Oceano Atlântico, mas desconhece-se a localização ou momento de aterragem, diz o El Mundo.

O mesmo meio indica que, segundo a EASA, a passagem do objeto espacial poderia afetar, entre as 9h03 e as 19h37 (hora de Espanha), as regiões de Santa Maria e Lisboa (Portugal), Ilhas Canárias, Madrid e Barcelona (Espanha), Marselha (França), Roma e Brindisi (Itália), Atenas (Grécia) e Nicósia (Chipre).

De momento, apenas um voo da companhia Iberia, a partir do Porto, com destino a Madrid, terá sido cancelado, de acordo com as informações disponíveis na página da ANA - Aeroportos de Portugal.

O Notícias ao Minuto contactou tanto a ANA, como o Ministério da Administração Interna, estando a aguardar resposta.

Esperava-se que as rotas afetadas retomassem a normalidade progressivamente, segundo adiantaram os controladores aéreos espanhóis, também na rede social Twitter.