BACK
Ciência & Tecnologia

Foguete chinês de 20 toneladas está caindo na Terra e pode atingir área habitada

caindo na Terra e pode atingir área habitada

Uma parte de um foguete chinês está caindo de volta à Terra em uma descida descontrolada;

O foguete começou a orbitar a Terra em uma trajetória irregular à medida que lentamente perdia altitude;

Click to continue reading

Os cientistas só terão uma ideia precisa de onde o propulsor pousará algumas horas após a reentrada.

Uma parte de um foguete chinês está caindo de volta à Terra em uma descida descontrolada – e os cientistas não sabem onde ela vai pousar. Os detritos do enorme veículo espacial podem chegar ao nosso planeta no início da próxima semana, de acordo com o Comando Espacial dos EUA, que está rastreando sua trajetória.

O foguete Long March 5B de 23 toneladas que transportava o módulo de laboratório Wentian decolou da ilha de Hainan no domingo e atracou com sucesso no posto orbital da China na segunda-feira.

Após sua separação da estação, o foguete começou a orbitar a Terra em uma trajetória irregular à medida que lentamente perdia altitude.Isso torna quase impossível qualquer previsão sobre onde ele entrará novamente na atmosfera ou local em que vai cair no planeta. É a terceira vez que a agência espacial da China permite uma descida descontrolada potencialmente mortal.

Mesmo que o foguete caia do céu praticamente intacto, há uma boa chance de cair no oceano, que cobre 70% da superfície da Terra. Os cientistas só terão uma ideia precisa de onde o propulsor pousará algumas horas após a reentrada.

“Infelizmente não podemos prever quando ou onde [o impacto]”, disse Jonathan McDowell, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica que está rastreando o objeto.

"Um estágio de foguete tão grande não deve ser deixado em órbita para fazer uma reentrada descontrolada; o risco para o público não é grande, mas é maior do que eu me sinto confortável," finalizou o astrônomo.

Lançamentos realizados pela Nasa, SpaceX e Roscosmos da Rússia descartam seus estágios superiores de foguetes usando reentradas controladas.O lixo é direcionado para a atmosfera da Terra para garantir que ele se desfaça em uma região remota e desabitada do Oceano Pacífico.