BACK
Ciência & Tecnologia

Futurista 'Defiant X' na corrida para se tornar o futuro helicóptero de longo alcance do Exército americano

Sikorsky e Boeing Co. revelaram o helicóptero futurista que estão propondo para ser o futuro avião de assalto de longo alcance do Exército dos EUA.

Em uma série de fotos e vídeos de mockup, funcionários de Sikorsky e Boeing revelaram na segunda-feira (25) o Defiant X: um helicóptero coaxial composto, como seu antecessor, o SB>1 Defiant, mas com atualizações significativas para as tropas que se dirigiam para zonas de combate.

"Nós fizemos algumas melhorias no design para ajudar a reduzir a questão térmica e melhorar o manuseio aerodinâmico", disse Heather McBryan, diretora de vendas e marketing do programa Vertical Lift da Boeing, a repórteres na semana passada antes do anúncio.

Click to continue reading

O Exército está planejando selecionar uma futura aeronave de assalto de longo alcance, também conhecida como FLRAA, e uma futura aeronave de reconhecimento de ataque, ou FARA, como parte de sua iniciativa Future Vertical Lift, ou FVL.

A nova aeronave FVL substituirá os antigos helicópteros de ataque UH-60 Black Hawks e AH-64 Apache, entre outros.

A Sikorsky-Boeing enfrenta a aeronave de inclinação V-280 Valor da Bell Textron na competição FLRAA. Uma concessão de contrato está prevista para 2022.

Enquanto a Sikorsky-Boeing se recusou a oferecer detalhes sobre todas as atualizações, o design elegante inclui um sistema de escape modificado para reduzir a assinatura de calor da aeronave e um trem de pouso no estilo triciclo "que melhora ... estabilidade aterrissando e taxiando em ambientes de combate e austeros", disse McBryan em um telefonema.

O Defiant X também incorpora elementos do helicóptero composto experimental X2 de Sikorsky, que também foi usado como ponto de partida para o SB1> Defiant, de acordo com um comunicado de imprensa.

As atualizações nasceram dos requisitos propostos pelo Exército para suas aeronaves de próxima geração e testes adicionais do sistema Defiant, disse a equipe.

O Defiant X "vai chegar duas vezes mais rápido do que o atual Black Hawk faz hoje", disse Jay Macklin, diretor de desenvolvimento de negócios do programa Future Vertical Lift da Sikorsky, durante a chamada.

Enquanto os dois funcionários se recusaram a especificar a velocidade máxima do Defiant X, o SB>1 Defiant alcançou 211 nós durante o voo em outubro, com 232 nós em sua velocidade de descida máxima.

Para melhorar o Defiant, os engenheiros registraram 1.500 horas de simulação, 135 horas no Leito de Teste de Sistemas de Propulsão, ou PSTB, e "31 voos, acumulando 26 horas de voo", disseram as empresas.

McBryan disse que há autonomia em camadas dentro do sistema eletrônico de aviônica semiautomático que usa computadores para processar o controle de voo, conhecido como fly-by-wire. "Isso é realmente projetado para o crescimento, e assim, na década de 2030, à medida que as missões mudam e as ameaças mudam, há essa capacidade de crescimento", disse ela.

Mas as empresas não adicionarão funções adicionais de autonomia a menos que o Exército as peça, disse Macklin.

"[Vamos] demonstrar as coisas exatas que [os líderes do Exército] nos dizem que querem que demonstremos, e depois sigamos em frente enquanto olham para todas as capacidades que esta aeronave será necessária... para fazer", disse ele.

Como Sikorsky projetou o Falcão Negro, a equipe já está familiarizada com a exigência do Exército para aquela aeronave que McBryan adicionou. Como o Falcão Negro, Defiant X pode voar "no mesmo tipo de formações que o Falcão Negro", disse ela.

"Entendemos que é a aeronave de ataque de longo alcance, mas, ao mesmo tempo, há outras missões que o Exército faz que esse projeto foi otimizado e se destaca", disse Macklin.