BACK
Política

Governo autoriza entrada de militares dos EUA para exercício no Vale do Paraíba

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou que militares dos Estados Unidos entrem em território brasileiro para um exercício militar entre os 2 países. Cerca de 240 militares norte-americanos ficarão no país de 28 de novembro a 18 de dezembro. O visto foi publicado nesta 5ª feira (14.out.2021) no Diário Oficial da União.

Além do contingente humano, o exército dos Estados Unidos também poderá trazer “armamentos, acessórios, munições, optônicos, dispositivos ópticos e sensores e equipamentos de comando, controle e comunicação”. Os militares devem ficar na região do Vale do Paraíba, entre Resende, no Rio de Janeiro, e Lorena, em São Paulo. É nessa área que fica a Academia Militar das Agulhas Negras.

O exercício militar que vai possibilitar a entrada dos militares norte-americanos chama-se adestramento combinado CORE 21 (Operações Combinadas e Exercícios de Rotação, na sigla em inglês). Em julho, oficiais brasileiros foram ao Texas combinar os detalhes do exercício com os Estados Unidos. Ao citar a CORE 21, o exército brasileiro não informa detalhes sobre o treinamento. A organização afirma que o objetivo é o adestramento das forças. Devem participar do treinamento a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e o 5º Batalhão de Infantaria Leve. Pelo lado dos EUA, participará a 101ª Divisão de assalto aéreo.