BACK
Opinião

‘No debate, a corrupção usa barba’, diz Sergio Moro

Candidato ao Senado no Paraná, Sergio Moro (União Brasil-PR) usou as redes sociais para compartilhar sua visão sobre o debate entre os candidatos à Presidência, realizado na noite do último domingo, 28, nos estúdios da Band, em São Paulo. O ex-juiz da Operação Lava Lato direcionou críticas ao desempenho de Lula (PT) nas discussões sobre corrupção.

Com o debate em andamento, o candidato a senador exaltou o desempenho da senadora Soraya Thronicke (MS), candidata do União Brasil nas eleições. Em seguida, Moro destacou que “corrupção” era o tema mais procurado nos mecanismos de busca na internet e criticou Lula, a quem condenou durante a Lava Jato.

“No debate, a corrupção usa barba”, afirmou Moro, em menção à presença do petista no programa.

Click to continue reading

“Lula não tem condições morais de participar de um debate sobre corrupção. Ou ele mente ou ele foge das perguntas. Está completamente vulnerável a perguntas sobre este tema”, acrescentou o ex-juiz.

Entre 2017 e 2019, Lula foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro.

No entanto, o petista não foi absolvido pela Justiça brasileira. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra o ex-presidente, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.