BACK
Cultura & Entretenimento

Nova Iorque remove estátua ‘racista’ de Theodore Roosevelt em entrada de museu

A célebre estátua do ex-presidente Theodore Roosevelt foi removida da entrada do Museu de História Natural de Nova Iorque na madrugada desta quinta-feira. Um guindaste retirou o monumento do local onde, 82 anos antes, a homenagem havia sido instalada. Tanto a prefeitura da cidade quando a administração do museu haviam decidido, em junho do ano passado, que o monumento deveria ser retirado por representar a “supremacia branca”.

Na escultura, o líder americano é representado em uma postura altiva, sobre um cavalo. Ao lado dele, em uma posição mais baixa, estão um indígena e um negro, que simbolizam as outras duas etnias que participaram da exploração do oeste dos Estados Unidos. Nos últimos anos, grupos de esquerda passaram a questionar a imagem representada pela estátua. Para eles, a figura implica uma superioridade de Roosevelt, um homem branco, sobre as outras duas figuras.

A estátua de Roosevelt é uma das mais conhecidas de Nova Iorque, e ficou ainda mais famosa por causa do filme “Uma Noite no Museu”, em que a figura do ex-presidente ganha vida. Roosevelt, do Partido Democrata, presidiu os Estados Unidos de 1901 a 1909. Ele ficou conhecido por seu interesse pelas ciências naturais, o que lhe rendeu a homenagem na porta do museu novaiorquino. Ao menos por ora, o monumento vai ser mantido na Biblioteca Presidencial de Roosevelt, na Dakota do Norte.

Click to continue reading

Em novembro do ano passado, a cidade de Nova Iorque também havia removido outra estátua famosa: a do ex-presidente Thomas Jefferson, que fora instalada em frente à sede da prefeitura há 187 anos. Neste caso, a alegação foi a de que Jefferson não merecia a homenagem por ter sido proprietário de escravos.