BACK
PF faz operação contra bolsonaristas líderes de atos e bloqueios no Rio | O TEMPO
www.otempo.com.br

PF faz operação contra bolsonaristas líderes de atos e bloqueios no Rio | O TEMPO

São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão em Campos dos Goytacazes

Local

A Polícia Federal faz operação, na manhã desta segunda-feira (16), contra um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) suspeito de bloquear rodovias e liderar manifestações em frente a quartéis do Exército pedindo intervenção militar contra o resultado das eleições. A operação Ulysses cumpre cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em Campos dos Goytacazes. Eles são suspeitos ainda de financiar atos que culminaram coma ataques terroristas em Brasília, com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. A operação foi autorizada pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio De Janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, são investigados os crimes de associação criminosa (artigo 288 do Código Penal), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (artigo 359-L do CP) e incitação das Forças Armadas contra Poderes institucionais (artigo 286, parágrafo único, do CP).

"A investigação iniciou com o fim de identificar lideranças locais que bloquearam as rodovias que transpassam o município de Campos dos Goytacazes/RJ, a organização das manifestações vistas em frente aos quartéis do Exército nesta cidade e, por último, a participação dos investigados e de outras lideranças na organização e financiamento dos atos que desencadearam a depredação dos prédios públicos e dos atentados contra as instituições democráticas ocorridas em 08/01/2023", explicou a Polícia Federal em nota.

Click to continue reading

De acordo com a corporação, as investigações permitiram a colheita de elementos de prova "capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos. Segundo a PF, as ações de hoje permitirão a identificação de outros envolvidos nos episódios.