BACK
Internacional

Talibã faz desfile com armas fabricadas nos EUA

As forças do Talibã realizaram um desfile militar em Cabul, capital do Afeganistão, neste domingo (14) usando veículos blindados norte-americanos capturados e helicópteros russos em uma demonstração de que deixaram de ser uma força insurgente para se transformarem em um exército permanente regular.

O Talibã operou como combatentes insurgentes por duas décadas, mas usou o grande estoque de armas e equipamentos deixados para trás quando o antigo governo apoiado pelo Ocidente entrou em colapso em agosto, de forma a renovar seu arsenal.

O desfile aconteceu em virtude da formatura de 250 soldados recém-treinados, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Enayatullah Khwarazmi.

Click to continue reading

O exercício envolveu dezenas de veículos blindados M117, de fabricação norte-americana, dirigindo lentamente em uma das avenidas principais de Cabul com helicópteros MI-17 patrulhando pelo alto. Muitos soldados carregavam rifles de assalto M4, de fabricação norte-americana.

A maioria das armas e equipamentos que as forças do Talibã estão usando agora eram fornecidos por Washington ao governo apoiado pelos Estados Unidos em Cabul em uma tentativa de construir uma força nacional afegã capaz de lutar contra os insurgentes.