BACK
Rabanada brûlée em palitos - Panelinha
www.panelinha.com.br

Rabanada brûlée em palitos - Panelinha

Cortada em palitos com a crostinha bem caramelizada, essa versão da rabanada serve de acompanhamento para diversas sobremesas. Com sorvete, com panacota de café, com creme batido…

Gastronomia

RABANADA BRÛLÉE EM PALITOS

Cortada em palitos com a crostinha bem caramelizada, essa versão da rabanada serve de acompanhamento para diversas sobremesas. Com sorvete, com panacota de café, com creme batido…

INGREDIENTES

Click to continue reading

2 pães franceses amanhecidos

¾ de xícara (chá) de leite

1 ovo

6 colheres (sopa) de açúcar cristal

1 pitada de sal

manteiga para untar a frigideira

MODO DE PREPARO

Corte cada pão francês em fatias de 1 cm no sentido do comprimento. Corte cada fatia em tiras de 1,5 cm de largura, também no sentido do comprimento, para formar os palitos.

Num prato fundo, quebre o ovo. Junte o leite, o sal e bata com um garfo, apenas para misturar a clara com a gema e o leite.

Leve uma frigideira grande antiaderente com 1 colher (chá) de manteiga ao fogo médio. Assim que a manteiga derreter, gire delicadamente para untar todo o fundo da frigideira.

Para fazer as rabanadas: mergulhe um palito de cada vez na mistura de leite e ovo para umedecer – como ele é estreito, é bem rápido mesmo, do contrário pode ficar mole demais. Retire o palito, escorra o excesso de líquido e transfira para a frigideira. Repita esse balé, colocando quantos palitos couberem na frigideira um ao lado do outro – assim eles ficam bem dourados.

Doure por cerca de 1 minuto de cada lado, pressionando delicadamente com uma espátula — assim os palitos de rabanada ficam mais crocantes. Transfira os palitos dourados para uma travessa e repita com o restante, adicionando manteiga na frigideira a cada leva.

Assim que todos estiverem dourados, polvilhe 3 colheres (sopa) do açúcar cristal sobre todos os palitos.

Volte a frigideira ao fogo médio e adicione 1 colher (chá) de manteiga para untar o fundo novamente. Disponha quantos palitos de rabanada couberem na frigideira, com o lado do açúcar voltado para baixo, e doure por cerca de 1 minuto até caramelizar. Polvilhe parte do açúcar restante sobre as tiras e, com uma espátula, vire para caramelizar o outro lado. Atenção: cuidado para o açúcar não queimar, o processo é bem rápido.

Transfira as rabanadas caramelizadas para um prato. Com cuidado, passe um papel toalha para retirar a manteiga com açúcar caramelizado do fundo da frigideira – isso evita que as próximas rabanadas queimem. Repita o processo com o restante dos palitos, untando a frigideira com manteiga a cada leva e polvilhando novamente os palitos com açúcar antes de virar.

Aguarde 5 minutos antes de servir — o caramelo vai endurecer formando uma casquinha de açúcar. Fica uma delícia com sorvete de doce de leite ou como acompanhamento da panacota de café.