BACK
Gastronomia

Risoto de tomate com salada caprese

Com tomate no caldo e na finalização, o risoto ganha sabor e uma cor avermelhada especial. Uma nova versão da clássica salada caprese, com tomate assado, manjericão e muçarela de búfala completam o prato.

INGREDIENTES

6 tomates-holandeses

Click to continue reading

1 colher (sopa) de azeite

3 ramos de manjericão

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

Lave, seque e corte os tomates em quartos no sentido do comprimento. Transfira os tomates para o centro de uma assadeira grande, de preferência antiaderente.

Adicione os ramos de manjericão, regue com o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture com as mãos para envolver todos os pedaços no azeite e distribua os gomos na assadeira, com a parte da pele voltada para baixo — assim ela não se solta ao assar.

Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os tomates estejam macios. Reserve.

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo)

1 xícara (chá) de passata de tomate

1 cebola

1 dente de alho

½ xícara (chá) de vinho tinto

1,5 litro de caldo de legumes caseiro

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de manteiga

⅔ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

12 muçarelas de búfala tipo cereja

folhas de manjericão variadas (comum, basilicão, miúdo e roxo) a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque as folhas de manjericão. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e fatie o alho em lâminas. Leve uma panela média com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o tempo de preparo do risoto.

Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite e refogue a cebola com uma pitada de sal até murchar. Acrescente o alho e misture por 1 minuto. Junte o arroz e refogue por 3 minutos para envolver bem os grãos no azeite. Tempere com sal e pimenta — lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!

Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a passata de tomate, 2 conchas do caldo e misture bem. Tempere com sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Adicione mais caldo, de concha em concha, e mexa até que o risoto fique no ponto. O grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente) — esse processo leva cerca de 20 minutos. Atenção: depois da última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente; o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga, o parmesão e misture bem.

Sirva a seguir com os tomates assados, a muçarela de búfala rasgada, as folhas de manjericão, pimenta-do-reino e azeite a gosto.

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite a assadeira e leve ao forno 2 tomates a mais (regando com mais azeite) para adiantar uma próxima refeição. Veja aqui como a chef Júlia Tricate preparou uma costeleta de porco com batata-doce e tomates assados.

Veja aqui:

https://www.panelinha.com.br/receita/risoto-de-tomate-com-salada-caprese