BACK
Opinião

Onde todos ganham

Por Antônio Mariano - cientista político e Diretor do Instituto Rio21.

O Centro do Rio de Janeiro, para alguns, é uma região degradada e em decadência. E que, infelizmente, assim esteve nos últimos anos, por conta da péssima gestão que tomou conta da cidade. Mas esse é um cenário que agora, pouco a pouco, volta a dar uma guinada de 180 graus.

Em seus apenas seis quilômetros quadrados, temos mais de 300 mil profissionais, que respondem por 17% dos que têm carteira assinada no município e um faturamento de R$ 560 bilhões ao ano, praticamente um terço de todas as empresas cariocas.

Click to continue reading

No meio disso tudo, há um velho ditado que diz “dinheiro atrai dinheiro” e ele é perfeitamente aplicável a essa situação.

Se um lugar vai mal, qual o interesse em atuar ali?

Dessa forma, sem querer inventar a roda, mas com uma solução que jamais havia sido colocada em prática no Rio de Janeiro, nasceu o Aliança CentroRio, liderado pelo Instituto Rio21, com colaboração da Rio Negócios.

Nossa proposta é inspirada nos Business Improvment District (BIDs), uma prática largamente utilizada mundo afora, unindo o poder público e a iniciativa privada.

O objetivo é recuperar o maior polo de negócios e empregos do estado. Para gerar soluções e inovações transformadoras em conjunto com a Prefeitura e o Governo do Estado.

Diariamente, duas assistentes de pesquisa circulam pelas ruas do Centro, mapeando os problemas que vão desde a reposição de bueiros, até questões de segurança pública e assistência social.

O mapa de atuação está dividido em três principais eixos de atuação, a Avenida Rio Branco, as Avenidas Almirante Barroso e Chile e parte da Avenida Presidente Vargas.

Sob essa ótica, todas as questões são classificadas de acordo com um grau de importância e imediatamente repassados para a Prefeitura, por meio do 1746 ( Portal Carioca Digital, que presta serviços às reivindicações e pedidos de informação da população).

Dessa forma, é possível manter um acompanhamento mais preciso da solução de todas as demandas.

Ao fim de cada semana, também geramos um relatório com o resultado parcial e total de tudo que foi levantado em campo.

Em uma segunda fase, pretendemos avançar para a discussão e apresentação de possíveis políticas públicas que possam ser implementadas pelo Poder Público, além de uma participação mais efetiva da iniciativa privada na solução de questões mais pontuais e emergenciais.

Por trás dessa iniciativa, estão presentes importantes empresas do setor imobiliário.

Até o momento, empresas como Opportunity, BR Properties, Sérgio Castro Imóveis, São Carlos, Tishman Speyer, Autonomy, Engepred, Construtora Internacional, GTIS Partners, Multicentros Floriano e GIC são as que patrocinam o programa e que apostam continuamente suas fichas na recuperação do Centro do Rio de Janeiro e na cidade como um todo.

Paralelo a isso, também temos o inovador plano de requalificação, proposto pela Prefeitura do Rio de Janeiro , o Reviver Centro, em que um de seus objetivos principais, é repovoar a região, trazendo novas moradias, novos comércios, novas atrações culturais. Trazer a vida para um lugar que jamais deveria ter respirado por aparelhos.

Desde o anúncio de lançamento do plano, já foram centenas de novas unidades residenciais lançadas e boa parte delas vendidas em questão de dias, mostrando o magnífico potencial e a demanda reprimida de anos.

Trabalhar e auxiliar a revitalização do Centro não é apenas ter um lugar melhor para viver e trabalhar, mas quase um dever cívico de todo cidadão, que preza por sua cidade e anseia por dias melhores, com mais renda, mais emprego e mais orgulho em ser carioca.