BACK
Negócios

Musk muda de ideia de novo e vai comprar Twitter ao preço original de US$44 bi

Elon Musk decidiu prosseguir com a compra do Twitter ao preço original de 44 bilhões de dólares para fechar o capital da rede social, segundo comunicado ao mercado, sinalizando o fim para uma batalha legal que poderia forçar o bilionário a pagar.

Um acordo deve colocar o empresário no comando de uma das redes sociais mais influentes do planeta e encerrar meses de guerra judicial que prejudicou a marca do Twitter e alimentou a reputação de Musk de ter um comportamento errático.

Musk havia acertado acordo em abril para comprar o Twitter, mas depois decidiu desistir do negócio acusando administradores da companhia de divulgarem números incorretos sobre o número de contas falsas na plataforma. Na ocasião, Musk defendia que o número de contas falsas era muito maior do que a estimativa da rede social de menos de 5% dos usuários.

Click to continue reading

As ações do Twitter dispararam nesta terça-feira e fecharam em alta de mais de 22%, a 52 dólares, em Nova York.

A notícia de que Musk mudou de ideia de novo sobre a compra do Twitter surgiu antes de uma audiência entre ele e o Twitter num tribunal norte-americano, marcada para 17 de outubro. Nela, a rede social pretendia obter uma ordem para Musk concluir a compra da empresa pelo preço acordado de 54,20 dólares por ação.

“Este é um sinal claro de que Musk reconheceu antes do Tribunal de Delaware que as chances de vencer contra o Twitter eram altamente improváveis ​​e que esse acordo de 44 bilhões de dólares será concluído de uma forma ou de outra”, escreveu Dan Ives, analista da Wedbush, em comentário.

Musk enviou ao Twitter uma carta na segunda-feira afirmando que pretende seguir com o acordo nos termos originais se o juiz do tribunal suspender o processo. Não ficou imediatamente claro por que Musk desistiu da briga.

“Ele estava prestes a ser deposto e muitos fatos desconfortáveis ​​seriam divulgados”, disse Eric Talley, professor da Escola de Direito de Columbia.

Um acordo que segue os termos originais do negócio também permitirá a Musk financiar a transação sem complicações. Se Musk e Twitter tivessem renegociado o preço, isso tecnicamente poderia permitir aos financiadores a desistirem do negócio.

Musk já vendeu 15,4 bilhões de dólares em ações da montadora de carros elétricos Tesla desde que fez o acordo de compra do Twitter. Ele tem afirmado que não planeja vender mais ações da empresa, mas alguns analistas esperam que ele venda participação adicional para ajudar a financiar o negócio.