BACK
Internacional

Pequim diz que variante ômicron veio de carta do Canadá

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) de Pequim anunciou nesta 2ª feira (17.jan.2022) que detectou amostras da ômicron em uma carta vinda do Canadá. A correspondência era destinada a um homem com resultado positivo para a variante no último sábado (15.jan). As informações são do The Wall Street Journal.

https://www.wsj.com/articles/beijing-says-international-mail-is-possible-culprit-in-first-omicron-case-11642421284

Em entrevista a jornalistas, a vice-diretora do CDC de Pequim, Pang Xinghuo, disse que o 1º infectado pela variante na cidade manuseou a carta no dia 11 de janeiro, 4 dias depois de ter sido enviada do Canadá. A cepa foi registrada em 10 amostras coletadas da correspondência.

Click to continue reading

Ainda segundo Xinghuo, agentes do centro também encontraram o vírus em outra carta enviada pelo mesmo remetente canadense, mas entregue em local diferente. “Não descartamos a possibilidade de que a pessoa tenha sido infectada ao entrar em contato com um objeto do exterior”, disse Pang Xinghuo. No entanto, não confirmou se a sequência genética do vírus encontrado na carta era correspondente à variante que infectou o homem.

O CDC também afirmou que testou 69 pessoas próximas ao homem e mais de 16.500 pessoas que estiveram nos mesmos ambientes. Nenhuma delas teve o resultado positivo para a doença. Dados de localização mostraram que o paciente, que não tinha histórico de viagens recentes, não havia compartilhado espaço com outra pessoa positiva para a ômicron. Especialistas entrevistados pelo The Wall Street Journal, afirmam que, embora seja possível, o risco de transmissão por superfícies contaminadas é baixo.

“Os vírus podem permanecer viáveis ​​por um tempo em superfícies com temperaturas frias, mas a transmissão por superfícies contaminadas não é uma via comum de transmissão”, disse o professor de epidemiologia da Universidade de Hong Kong, Ben Cowling.