BACK
Economia

Real e Ibovespa registram 2° maior valorização no mundo neste ano, aponta levantamento

Segundo um levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating feito a pedido do CNN Brasil, o real registrou uma valorização de 17,8% em relação ao dólar no primeiro trimestre de 2022, a segunda maior dentre 120 países, enquanto o Ibovespa evoluiu 34,6%, com o segundo melhor desempenho dentre 79 bolsas

De acordo com o levantamento, a moeda norte-americana já opera na casa dos R$ 4,66 em relação ao real, segundo fechamento da sexta-feira (1º), se distanciando da casa dos R$ 5 ultrapassada em 2020.

O Brasil está na contramão da maioria dos países, inclusive dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), quando o assunto é o dólar. O desempenho do real ultrapassa a média dos países emergentes, de valorização de 5,06% ante o dólar . A média geral dos 120 países é de desvalorização de 1,14%.

Click to continue reading

Dessa forma, a moeda brasileira ficou atrás apenas do Kwanza, moeda da Angola, que valorizou 24,4% devido a elementos semelhantes aos da alta do real, em especial um fluxo de investimento estrangeiro que busca grandes produtores de commodities, cujos preços dispararam.

Os piores desempenhos são do rublo de Belarus (119º, com recuo de 21,7%) e da rupia do Sri Lanka (120º). O país registrou o pior desempenho entre as bolsas mundiais, uma queda de 49,8%, seguido da Rússia cujo principal índice, o MOEX, caiu 35,9%, refletindo as sanções do Ocidente.