BACK
Cultura & Entretenimento

Colisão com pássaro encerra exibição de esquadrão acrobata britânico

Os 'Red Arrows' se apresentavam no Rhyl Airshow quando ocorreu o incidente. Piloto declarou emergência e pousou em segurança no País de Gales.

Os Red Arrows, equipe de acrobacia da Força Aérea britânica (Royal Air Force Aerobatic Team), foram forçados a interromper sua exibição em Rhyl 'alguns minutos mais cedo' do que o planejado, depois que o dossel da cabine de um jato foi esmagado após um ataque de pássaro, informa o Deeside.com .

Um dos aviões se afastou da equipe de exibição e voltou para o aeroporto declarando emergência, sob o código de transponder de emergência 7700.

Click to continue reading

Os Red Arrows estão usando o Aeroporto de Hawarden, perto da fronteira com a Inglaterra, como base para suas exibições no Rhyl Air Show neste fim de semana.

Aqueles que estavam no chão esperando o retorno dos Red Arrows viram o jato pousar com segurança, mas com a aeronave avariada na parte logo acima da cabeça do piloto.

David Montenegro, oficial comandante da equipe acrobática da Royal Air Force, disse: “Steve (Ogston), o piloto do Red 6, está um pouco abalado, mas bem”.

“Suas ações imediatas entregues com calma e corretamente com o apoio de seus colegas garantiram um resultado seguro.”

Os sete jatos Hawk T1 vermelhos deixaram Hawarden às 16h30 deste domingo para sua segunda apresentação do fim de semana no show aéreo de Rhyl.

A equipe deveria chegar de volta a Hawarden às 17h10, mas logo depois das 16h45, o Red 6 acionou o código do transponder de emergência 7700.

A situação desencadeou uma resposta do serviço de bombeiros no aeroporto de Hawarden, que estava à disposição quando o jato pousou, eles ajudaram o piloto a sair da cabine.

“Tivemos que terminar a exibição do RedArrows de hoje alguns minutos antes, depois que um de nossos jatos sofreu uma colisão com um pássaro, danificando o dossel da cabine.”, afirmou um porta-voz da equipe.

“Esse tipo de incidente não é incomum na aviação e é extremamente bem treinado. Neste caso, Red 6 e toda a equipe responderam perfeitamente juntos, sem maiores riscos para o piloto e a aeronave.”

A colisão com pássaros é chamada de bird strike.