BACK
As 5 principais 'startups' do agronegócio brasileiro
revistaoeste.com

As 5 principais 'startups' do agronegócio brasileiro

Levantamento foi realizado pela plataforma de inovação aberta Distrito

Negócios

Relatório lançado recentemente pela plataforma de inovação aberta Distrito traça um panorama das agtechs brasileiras, as empresas de tecnologia do agronegócio. Segundo o Distrito Mining Report — Agtech 2021, os investimentos nessas companhias ultrapassaram a barreira de US$ 160 milhões desde 2009, e mais da metade desse valor foi aportada nos últimos três anos.

“Isso significa que há grande perspectiva de crescimento no investimento nesse setor”, afirma Tiago Ávila, líder do Distrito Dataminer, braço de inteligência do Distrito. “As agtechs ainda enfrentam muitos desafios para levar a inovação ao campo no Brasil; ainda assim, têm sido vistas como o potencial nacional. O grande desafio do nosso tempo é tornar a produção agropecuária mais sustentável e eficiente.”

No levantamento foram mapeadas 298 startups voltadas para o agro, e a categoria agricultura de precisão (conjunto de tecnologias e ferramentas para ajudar o produtor rural no aumento de rendimento da lavoura) foi predominante, com 38%. Segundo a pesquisa, cinco empresas se destacam. Os resultados não poderiam ser mais high tech: são calculados por meio de um algoritmo, que leva em consideração o número de funcionários, faturamento presumido, funding captado (captação de recursos financeiros para o investimento), além de métricas de redes sociais.