BACK
Conhecimento

Brasil tem 7 das dez melhores universidades da América Latina, diz ranking

Sete universidades brasileiras estão entre as dez melhores da América Latina, de acordo com ranking divulgado pelo Academic Ranking of World Universities. A publicação é um dos principais indicadores de educação superior do mundo.

Entre as 20 primeiras colocadas, 14 são brasileiras, segundo o levantamento divulgado agora em agosto. No levantamento do ano passado, 13 das 20 instituições mais bem avaliadas eram brasileiras.

Segundo o Times Higher Education (THE), empresa responsável pela pesquisa, as universidades são analisadas em cinco áreas: ensino (36%), pesquisa (34%), impacto de citação (20%), participação internacional (7,5%) e receita da indústria (2,5%).

Click to continue reading

As melhores universidades da América Latina

A primeira universidade Brasileira citada na lista é a USP (Universidade de São Paulo). A instituição se encontra na faixa de posição entre 101ª e 150ª da listagem mundial. Este é o sexto ano consecutivo em que a instituição aparece no ranking.

Entre as integrantes do top 10, a única instituição de ensino superior que não ocupou o ranking em 2021 é a Universidade Federal de Santa Catarina, que ficou em 11ª no ano anterior e agora ocupa a 6ª colocação.

Já a que teve maior salto na avaliação entre as dez primeiras foi a Unifesp, que passou de 9º lugar em 2021 para 4º em 2022.

O ranking de 2022 registrou um recorde no total de universidades, com 197 instituições de 13 países latino-americanos compondo a lista. O Brasil é o que aparece mais vezes, ocupando 72 posições.

Além das sete brasileiras, o Top 10 é completado por duas universidades do Chile e uma do México. Confira:

Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile

Universidade de São Paulo – Brasil

Universidade de Campinas – Brasil

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Brasil

Instituto de Tecnologia de Monterrey – México

Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

Universidade do Chile – Chile

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Brasil