BACK
Cometa Leonard vai passar perto da Terra no Natal - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Cometa Leonard vai passar perto da Terra no Natal - Só Notícia Boa

O cometa Leonard, descoberto em janeiro deste ano, vai fazer uma aparição ao passar perto da Terra na semana que vem.

Ciência & Tecnologia

O cometa Leonard, descoberto em janeiro deste ano, vai fazer uma aparição ao passar perto da Terra na semana que vem.

Cientistas da NASA, que projetaram a trajetória do cometa, informaram que ele deve passar o mais próximo possível do nosso planeta entre os dias 8 e 12 de dezembro, de quarta a domingo.

Depois disso ‘Leonard’ segue rumo ao Sol e, em seguida, deve sumir do Sistema Solar. A última vez que passou pela Terra foi há mais de 70 mil anos.

Click to continue reading

Visto a olho nu no Brasil

Se as condições climáticas estiverem favoráveis, Leonard – que vem sendo chamado de “Cometa de Natal” – vai poder ser visto à olho nu, próximo à linha oeste do Horizonte, em quase todos os países da América Latina.

O cometa tem a ‘cauda’ de poeira, segundo os cientistas, com brilho de magnitude quatro, semelhante ao de uma estrela média.

O cometa Leonard estava de passagem entre os planetas Marte e Júpiter. Quem o observou primeiro foi Greg Leonard, pesquisador sênior da Universidade do Arizona, segundo o USA Today.

A principal recomendação para ter uma visão privilegiada da passagem do cometa é buscar lugares sem poluição visual, com horizonte e céu limpos. Binóculos e telescópios podem ajudar a localizá-lo e rastreá-lo.

Previsão sem precisão

Devido à imprevisibilidade dos cometas, a Nasa não consegue ainda precisar exatamente quando e a que horas Leonard vai estar mais próximo da Terra.

Há um indicativo, porém, de acordo com a BBC, de que o dia 12 seja o mais favorável, quando o astro vai estar a cerca de 35 milhões de quilômetros de distância do planeta. Nesse dia, o ideal é tentar ver o fenômeno antes do amanhecer.

Um perfil no Twitter chamado ‘Comet C/2021 A1 (LEONARD)’ dá atualizações sobre a situação atual do cometa e dicas para vê-lo. Acompanhe:

https://twitter.com/cometleonard?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1466784411509309440%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fdiariodonordeste.verdesmares.com.br%2Fultima-hora%2Fciencia%2Fleonard-o-cometa-de-natal-vai-passar-proximo-a-terra-na-semana-que-vem-saiba-como-observar-1.3166910