BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Negócios

Empresários brasileiros estreitam relações comerciais na Expo 2020 Dubai

Autoridades e lideranças empresariais de 192 países estão concentradas no maior e mais antigo evento do planeta: a Exposição Universal. E o Brasil foi muito bem representado, com 300 empresários de diversas áreas, que viabilizarão oportunidades de negócios, investimentos e networking.

Pela primeira vez na história, o Oriente Médio recebe a Exposição Universal – a Expo 2020 Dubai EAU, que teve que ser adiada por um ano, por conta da crise sanitária mundial, ocasionada pelo coronavírus.

Aberta ao público desde o dia 1º de outubro, estima-se a presença de 25 milhões de visitantes durante os 6 meses de duração, que terá o encerramento em 31 de março de 2022.

Click to continue reading

192 países expõem suas vitrines do futuro para mostrar ao mundo seus últimos avanços na tecnologia, ciência, arte, além da cultura e costumes.

Com o tema “Connecting Minds and Creating the Future”, em português: Conectando Mentes e Criando o Futuro, os pavilhões foram organizados em 3 distritos: sustentabilidade, mobilidade e oportunidade.

Com mais de 60 eventos diários, a Expo 2020 Dubai é dedicada a encontrar soluções para os desafios enfrentados pela humanidade, conferir os avanços tecnológicos e debater as perspectivas do futuro.

Além disso, autoridades, empresários e lideranças institucionais realizam uma verdadeira maratona de reuniões in loco para viabilizar negócios.

“Ações que consolidam a promoção da imagem país, com encontros empresariais e de relacionamento permitem um acesso mais estratégico e planejado a novos mercados de atuação”, afirma Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

O Brasil estará muito bem representado em Dubai. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) levará a maior comitiva empresarial para um país árabe. Ao todo, serão 300 representantes de 230 empresas e instituições que poderão ampliar a rede de contatos, prospectar novos negócios e viabilizar investimentos.

É uma comitiva com representantes de 24 UFs, de diversos e grandes setores, sendo que 42% são donos das empresas e outros 34% são CEOs ou presidentes.

“Embora as Expos sejam eventos, principalmente, para países promoverem sua imagem para o mundo, para o setor privado representam oportunidades de negócios, investimentos e de estreitamento de contatos por reunirem autoridades e lideranças empresariais num único local”, explica Robson Andrade.

A missão liderada pela CNI será um misto de representação política e institucional da indústria com prospecção de negócios, e consistirá numa série de eventos para orientar o empresário quanto às oportunidades nos Emirados Árabes Unidos, os aspectos sociais e culturais a serem considerados nas negociações, dicas para exportar e importar, e ainda, como abrir uma operação ou receber investimentos árabes.

O Brasil é o principal parceiro comercial do país árabe na América Latina, mas há espaço para crescer, diversificar a pauta comercial bilateral e ampliar acesso a novos mercados a partir de Dubai.

“O mercado representa uma oportunidade de atuação das empresas brasileiras em todo o Oriente Médio, África e sul da Ásia, usando os EAU como hub logístico para outros países da região. Trata-se de um país rico, em desenvolvimento, com importantes linhas de financiamento e subsídio para estabelecimento de novos negócios”, explica Sarah Saldanha, gerente de Internacionalização da CNI.

Os Emirados Árabes Unidos são, atualmente, um dos países árabes com maior abertura para o mundo ocidental. Na indústria brasileira, o setor que mais exporta é o alimentício, pois adequou suas práticas para exportar alimentos de acordo com as regras islâmicas.

A gerente da CNI explica que essa abertura pode ser oportunidade para empresas brasileiras ocuparem prateleiras com produtos com tecnologia e outros atributos desejados pelo consumidor do mundo árabe.

“Os Emirados querem buscar parceiros-fornecedores que sejam capazes de, investindo em Dubai, contribuir para a diversificação das exportações dos EAU para o mundo. Assim, comercializar ou produzir bens lá, especialmente os bens de consumo – como moda, higiene pessoal ou alimentos – permite que as empresas brasileiras acessem mercados não-tradicionais para o Brasil”, explica.